Como manter a segurança de condomínios

A tecnologia está evoluindo a cada dia e um de seus usos é melhorar a segurança do condomínio. Afinal, cercas elétricas, câmeras, alarmes, blindagens, sensores e sistemas de monitoramento são algumas das ferramentas que auxiliam nisso. Em um cenário de intensa violência urbana no Brasil, isso acalma moradores e funcionários, não é mesmo?

Porém, de nada adianta contar com aparatos tecnológicos se os funcionários e residentes não forem treinados para operar os equipamentos e não tomarem uma atitude proativa no dia a dia.

Pensando nisso, apresentaremos dicas de prevenção neste artigo. Eles ajudarão a manter seu prédio seguro.

Vamos lá?

 

  1. Selecione bem os funcionários

Sem dúvida, este é um dos passos mais importantes para garantir a segurança de um condomínio. Não adianta economizar e contratar pessoas com baixo nível de conhecimento e com menor salário.

 

Porteiros e vigias devem ter conhecimento de como funcionam os procedimentos de construção. Isso inclui registrar visitantes, tomar decisões e seguir regras. Também é importante avaliar cuidadosamente o salário e os benefícios oferecidos aos carregadores. Os funcionários mais bem treinados se beneficiam de boas condições de trabalho e remuneração adequada.

É importante também utilizar a psicologia na hora do recrutamento para identificar possíveis incoerências nos discursos dos candidatos e levantar antecedentes criminais dos profissionais.

 

  1. Faça treinamentos regulares

Também é importante realizar treinamentos regulares (pelo menos uma vez a cada seis meses) dos residentes e do pessoal, porque os criminosos sempre mudam de tática e o serviço de segurança não consegue se adaptar.

 

Agora você deve estar se perguntando: qual deve ser o conteúdo do treinamento? Depende das necessidades do apartamento. Isso depende de vários fatores, como as características do edifício, a localização, o número de torres e apartamentos.

 

Além desses fatores, é importante incluir alguns tópicos na formação dos porteiros. Isso inclui o uso de equipamentos, cumprimento de regras e procedimentos, segurança da informação e formas de identificar comportamentos suspeitos de criminosos.

 

Para os residentes, o treinamento deve se concentrar na orientação de conformidade. Eles precisam entender que, se optarem por morar em condomínio, precisam seguir as regras e ressaltar que podem ser punidos por descumprimento.

 

  1. Regulamento interno

 

Em primeiro lugar, é diagnosticada a posição do condomínio. A partir daí, você pode elaborar as regras da casa do local. Nesta fase, são recomendados cuidados e regras internas desenvolvidas. Seu objetivo é adotar medidas preventivas e promover a convivência de todas as pessoas do edifício.

 

  1. Conselho de Segurança

Além disso, é muito importante implementar o conselho de especialistas neste assunto. Isso porque a comissão buscará formas e estratégias para manter a segurança do condomínio.

  1. Faça testes com o sistema de segurança do condomínio

Depois de todas as medidas tomadas, é hora de testar o sistema. Esta ação é usada para simular periodicamente tentativas de intrusão para verificar equipamentos e circuitos. O objetivo é preparar a equipe para uma ação adequada em situações perigosas e evitar o fracasso.

As novas tecnologias ajudam na segurança. Porém, é inútil ter todo o aparato tecnológico se os vizinhos e os funcionários não estiverem preparados para isso. Por isso, é importante selecionar funcionários treinados, oferecer treinamentos regulares e identificar medidas preventivas para evitar situações desagradáveis ​​como intrusões e furtos.

 

 

 

Comments are closed.