5 benefícios da energia solar para o meio ambiente

1. Reduz a poluição do ar

Os combustíveis fósseis criam muitos poluentes. Um passeio por grandes metrópoles nos mostra quão poluído pode ficar o ambiente, a ponto de se enxergar o escuro dos gases.

Poluição atmosférica, ar sujo, faz mal ao meio ambiente, faz mal à nossa saúde e faz mal à estética. Quando os poluentes ficam presos no ar, tudo parece pior.

 

Os painéis solares ajudam a se livrar da “sujeira” do ar, eles geram energia limpa que não contribuirá para a poluição do meio ambiente.

 

2. Minimiza o uso excessivo da água

A energia solar não usa combustíveis fósseis para se alimentar. A energia hidrelétrica e a energia nuclear usam muita água para produzir eletricidade. Frequentemente, uma barragem precisa construída para controlar o fluxo de água e a produção de eletricidade.

 

Os painéis solares criam energia sem água e diminuem impacto negativo no ecossistema. De fato, os sistemas de energia solar podem ajudar a diminuir o consumo de água , e isso ajudaria a resolver nosso problema de escassez.

 

3. Reduz a dependência de fontes de energia não renováveis

Já mencionamos como algumas pessoas desfrutam de energia solar porque gostam de ser verdes e independentes de energia. Mas a energia solar também pode ajudar a reduzir nossa dependência de fontes não renováveis ​​de energia, como combustíveis fósseis. 

 

Esses recursos energéticos não renováveis ​​criam muitos poluentes que afetam negativamente nossa qualidade do ar. Além disso, os recursos não-renováveis ​​não são renováveis ​​porque acabarão um dia. Por isso, quanto mais cedo e mais rápido pudermos fazer a transição para as energias renováveis, melhor será para o meio ambiente e para as nossas espécies.

 

4. Melhora a saúde da humanidade a longo prazo

Já mencionamos que um sistema de energia solar pode nos ajudar a reduzir a escassez de água, mas estima-se, também, que um ar mais limpo pode ter um efeito positivo na saúde da humanidade, podendo salvar mais de 25.000 vidas. Isso porque com ar mais limpo teremos pulmões mais limpos.

 

5. Ajuda a combater as mudanças climáticas

 

Por último, mas não menos importante, há a questão das mudanças climáticas. O despejo contínuo de poluentes e CO2 adicional no ar custa muito ao planeta. Fica cada vez mais difícil para o ambiente limpar o ar.

 

À medida que a contagem de carbono continua a aumentar, o mesmo ocorre com a retenção de calor do sol. Essas mudanças nas condições do ar continuarão afetando diferentes climas, fazendo com que alguns aqueçam, outros esfriem e fazendo com que os padrões climáticos em todos os lugares se tornem mais repentinos e voláteis.

 

Cientistas e climatologistas criaram um grande corpo de trabalho, que inclui experimentos, modelos climáticos e pesquisas. Existe agora um consenso geral entre esses profissionais de que precisamos de um projeto de energia renovável para conter a maré das mudanças climáticas.

 

A energia solar é uma das maneiras pelas quais podemos tentar impedir os efeitos das mudanças climáticas. Ao reduzir nossas emissões de CO2 e ao liberar menos poluentes no ar, todos podemos fazer nossa parte para desacelerar essas mudanças tão perigosas para a humanidade.

Comments are closed.