Aprenda como atrair, engajar e converter leads através do e-mail marketing

Para muitos, fazer o disparo de e-mails marketing deixou de surtir efeito há muito tempo. Contudo, esse é um grande engano. 

Apesar do grande estouro do uso das redes sociais, o e-mail continua sendo uma ótima opção para gerar mais leads e ter uma maior retenção de clientes. 

Sabemos que existem muitas pessoas que passam certo tempo rolando o seu feed de notícias, porém, há uma grande parcela que se interessa em checar o que está em sua caixa de entrada. Por isso é preciso conciliar os canais de comunicação.

Uma boa estratégia de e-mail marketing envolve a elaboração de newsletters e campanhas atraentes e interativas. Além do mais, é possível incluí-la em outras estratégias de marketing digital. 

Neste artigo vamos te dar dicas de como utilizar o e-mail marketing para atrair, engajar e converter um número maior de potenciais clientes. Continue a leitura! 

Aprendar a como criar um bom e-mail marketing

Confira a seguir algumas estratégias e passos que podem auxiliar na sua campanha:

Crie um conteúdo personalizado 

Uma das maiores vantagens do e-mail marketing é a possibilidade de personalização. Sabe aqueles e-mails que parecem ter sido feito exclusivamente para você? 

Eles são criados a partir de todos os endereços de e-mails recolhidos em formulários e blocos com a frase “deseja receber mais conteúdos como este? preencha os campos abaixo”. 

Dessa forma, uma grande base de contatos é criadas e você pode separá-la por grupos com interesses específicos, como faixa etária, localidade, fase do funil, entre outros. 

Assim, você conseguirá se comunicar diretamente. Vamos a um exemplo? 

Imagine que um grupo de pessoas colocou alguns produtos no carrinho, porém, não efetuou a compra. É possível disparar um e-mail personalizado com frases como “Vimos que ainda não terminou a sua compra, que tal voltar?”. 

Outra forma de personalização é escrever o nome da pessoa no início do e-mail. Este tipo de comunicação faz com que o cliente se sinta mais próximo da sua marca. 

O melhor é empresas de todos os segmentos podem utilizar essa estratégia, até mesmo a área da saúde. 

Imagine que uma clínica odontológica deseja se comunicar com todos os seus pacientes que acabaram de realizar um procedimento como a aplicação de uma lente de contato de dente.

Certamente, um e-mail personalizado trará uma maior humanização. 

Capriche no layout

É preciso ser criativo na hora de gerar novos leads. Portanto, evite grandes blocos em branco ou com o excesso de texto. 

A maior parte das pessoas ao abrirem um e-mail, primeiro dão uma olhada superficial em todo o conteúdo e só se realmente chamar a atenção, elas começam a, de fato, ler. 

Uma das melhores formas de prender a atenção do leitor é tornar o e-mail mais interativo e cativamente. Aposte em frases curtas, tópicos, imagens e até mesmo gifs. 

Há também a possibilidade do uso de botões a fim de aumentar a interação e a curiosidade daquele possível consumidor. 

Ao clicá-lo, ele será redirecionado para o link que você desejar utilizar. Pode ser a página da sua loja, blog ou até mesmo para um conteúdo abordado no decorrer do e-mail. 

Escolha um bom assunto

Criar um bom assunto para o e-mail marketing é essencial para ter uma boa taxa de abertura e, consequentemente, gerar um número maior de leads. 

Mesmo sendo poucos caracteres, é preciso fazer com que este assunto se destaque em meio a tantas outras opções. Tome cuidado no tom do texto. Ela deve ser curta, direta, mas de forma alguma invasiva. 

Achou muito complicado? Imagine que você acabou de criar um e-mail sobre as vantagens do uso do aparelho ortodontico transparente, um bom exemplo de assunto seria “Descubra os maiores benefícios do aparelho dentário transparente”. 

Crie um cronograma de disparo

Além de ter uma boa base de contatos, personalizar o conteúdo e caprichar no assunto, é preciso criar uma determinada periodicidade. 

Mas cuidado, isso não quer dizer que você deve enviar e-mails todos os dias. Caso isso seja feito, ao invés de atrair mais leads, você irá fazer o inverso. 

Aguarde um tempo considerável e procure investir em temas variados. Por exemplo, se uma clínica odontológica disparou um e-mail sobre clareamento dental com moldeira nesta semana, o ideal é que o próximo envio trate um novo assunto. 

Dica bônus: não compre base de terceiros

Infelizmente, existem algumas pessoas que tentam burlar a captação orgânica de leads e acabam comprando listas de e-mails já prontas. 

Além de tudo, o Código Penal Brasileiro considera este tipo de ação como crime. Afinal, o e-mail é uma informação que faz parte da privacidade das pessoas e caso não tenha permissão, não deve ser utilizado. 

Vale ressaltar que atualmente os provedores conseguem identificar envios realizados com a tentativa de burlar o disparo. 

Por exemplo, imagine que um consultório odontológico comprou uma base de e-mails de pessoas que pesquisam por “quanto custa um implante dentario” nos mecanismos de busca. 

Mesmo sendo um público segmentado e que tenha conexão com o segmento da empresa, esse e-mail marketing será marcado como spam. Além de ter sido inútil o envio, a empresa do serviço de disparo de e-mail pode abrir uma ação judicial contra o consultório. 

Portanto, opte pelos contatos que a sua própria empresa adquiriu. Assim, além de estar agindo de forma legal, a taxa de assertividade será muito maior.

Considerações finais

Após essas dicas, você já tem uma boa base para começar a utilizar o e-mail marketing como estratégia de atração e conversão de leads. 

Estude cada etapa com precisão e tenha sempre em mente a importância do cuidado com as informações cedidas pelos seus clientes. 

Desse modo, além de alavancar os seus resultados, você também terá uma empresa com muita credibilidade. 

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