Casa ou apartamento: qual a melhor opção para você?

Quem deseja se mudar, comprar ou alugar um imóvel, precisa considerar muitos aspectos antes de tomar uma decisão. Afinal, a residência é um fator muito importante e que altera bastante a qualidade de vida das pessoas.

Em momentos como esses, a primeira dúvida costuma ser sempre a mesma: casa ou apartamento? Esse impasse é frequente porque ambas as opções têm vantagens e desvantagens.

Geralmente, as pessoas costumam ter uma preferência entre essas duas alternativas, mas essa decisão deve ser tomada de forma racional e não apenas pela emoção.

Valores, localização, quantidade de cômodos, áreas externas, entre outros fatores devem ser analisados. Pode não parecer, mas alguns desses aspectos podem se tornar grandes transtornos depois de algum tempo na nova residência. 

Então, analisar os pontos positivos e negativos de cada uma das opções, é muito importante para escolher um imóvel que seja agradável e confortável a todos por bastante tempo. 

Cada pessoa e família tem suas necessidades, preferências e rotinas diferentes, por isso, entre apartamentos e casas, não existe a melhor opção. Ou seja, a resposta para essa dúvida é: depende de você!

Para te ajudar nessa questão, apresentaremos os prós e contras de ambas alternativas para que você, com as seguintes informações em mente, tome a decisão que mais te faça sentido. 

Sendo assim, se você está com bastante dúvida e não sabe como se decidir, este conteúdo, com certeza, te ajudará. Vamos às vantagens e desvantagens!

 

Apartamento ou casa: qual escolher?

 

O primeiro passo para tomar essa decisão é entender que ambas as alternativas têm prós e contras. Dificilmente, alguma opção se encaixará perfeitamente na sua rotina e preferências. Então neste momento, defina suas prioridades e necessidades.

 

É preciso ser flexível, mas existem alguns aspectos que não podem deixar de ser levados em consideração. 

 

 Espaço útil

 

Ao pensar nas casas, geralmente, as pessoas associam a espaço. De fato, esse tipo de imóvel costuma ser mais espaçoso e amplo do que apartamentos, mas não é uma regra.  

É muito mais confortável ter uma casa se tiver crianças, pets ou a família for grande. Isso porque, além de ter uma área de convivência maior, também pode proporcionar uma área externa mais significativa para o lazer. 

Porém, pensando por outro lado, por serem imóveis maiores, os gastos com casas podem também aumentar. Conta de luz e água, por exemplo, tendem a crescer. Então, é bom analisar os dois lados dessa questão e entender qual faz sentido de acordo com a renda e necessidades da família.  

 

Convivência com vizinhos

 

Outra vantagem das casas ao serem comparadas a apartamentos, é que moradores casas não precisam se incomodar com regras de condomínio, o valor mensal destinado a este fim e claro, vizinhos inconvenientes que ficam mais evidentes nos apartamentos.

Privacidade é algo a levar em consideração, já que em prédios é possível que fique cercado por vizinhos e muitas vezes, pequenas discussões ou até mesmo conversas do cotidiano podem ser escutadas pelo morador do apartamento ao lado. 

 

 Pets: proibidos ou não?

 

Um benefício bastante importante atualmente, é que alguns condomínios não aceitam pets. O que representa um obstáculo, porque a paixão pelos animais vêm crescendo a cada dia e é difícil encontrar alguém que não tenha um ou vontade de ter um futuramente.

Ainda mais quando se tem crianças em casa que vivem pedindo pets, concorda? Mesmo que não seja proibido, é mais complicado tê-los em apartamentos pelo espaço limitado, então se é um amante dos pets, a casa é sua melhor opção. 

Existem outros diversos pontos positivos neste tipo de imóvel, como liberdade para obras e reformas, mais espaço útil, quintal, entre outros. 

 

Segurança

 

A principal vantagem dos apartamentos, com certeza, é a segurança. Fator que levou muitas pessoas a se mudarem para este tipo de imóvel e também é considerado um aspecto decisivo.

Afinal, se proteger e assegurar que as pessoas que mais ama estão seguros também é uma prioridade. Prédios e condomínios proporcionam mais proteção aos moradores do que casas, porque disponibilizam de portaria, vigilância, câmeras, alarmes, entre outros equipamentos que aumentam significativamente a segurança do local. 

É claro que existem métodos para aumentar a proteção em casas, mas é necessário um maior investimento para isso. Câmeras, alarmes, cercas elétricas, entre outras opções, ajudam nessa questão. 

 

Infraestrutura

 

Como dissemos, o tamanho das casas não é sempre vantajoso. Condomínios de apartamentos, geralmente, apresentam melhores estruturas de segurança, lazer e convivência. Casas podem apresentar melhor estrutura interna, já apartamentos, mais possibilidades externas.

É mais comum que esses prédios também sejam melhor localizados, situados em centros urbanos e quando mais distantes, são atendidos pelo transporte público, e, por isso, podem aumentar a qualidade de vida de seus moradores. localização 

O que diminui os gastos, facilita os deslocamentos e reduz o estresse de uma rotina com trânsito. 

 

 

 

 

Comments are closed.