COMO A AUTOMAÇÃO RESIDENCIAL PODE AJUDÁ-LO NO TELETRABALHO?

Domotica

Com a chegada da pandemia gerada pelo Covid-19, na maioria dos países, a população teve que se confinar em suas casas e transferir seu trabalho para casa. Por isso, governos e empresários optaram por recomendar o teletrabalho a seus quadros para continuar produzindo e protegendo a saúde de todos.

Nesta nova mudança, a automação residencial e outras dicas podem ser muito úteis para garantir a máxima eficiência no trabalho diário

O que é automação residencial?

A domótica é um conjunto de técnicas que visa automatizar a sua casa através da integração tecnológica dos sistemas tecnológicos, iluminação, bem-estar e comunicações.

Sua tecnologia de controle remoto permite a operação fora de casa a partir de um tablet, computador ou smartphone. Além disso, seu sistema é totalmente adaptável às necessidades específicas de cada usuário.

Os principais objetivos são garantir o máximo conforto, eficiência e segurança para a sua casa graças à “Internet das coisas”.

Benefícios da automação residencial

As vantagens de instalar um sistema de automação residencial em sua casa são muito variadas, entre elas:

  • Segurança: os sistemas de domótica permitem detectar fugas de água, gás ou incêndios, bem como possíveis intrusos. Além disso, se quisermos simular a presença em casa devido a longas estadias fora de casa, isso pode ser feito ligando e desligando as luzes por controle remoto
  • Economia de energia: os aparelhos podem ser programados para o momento certo e, assim, economizar energia elétrica, água e gás. Da mesma forma, a eficiência é outra vantagem, pois o controle de energia nos permitirá evitar o desperdício de gastos e diminuir a conta.
  • Bem-estar: o nível de luminosidade pode ser variado por meio do sistema de iluminação automatizado. Outros aspectos que podemos controlar são o vento e a temperatura dos quartos
  • Comunicação: a conexão entre o usuário e a casa é contínua, portanto, em caso de qualquer incidente o sistema irá notificá-lo imediatamente
  • Conforto: sua interface é simples e intuitiva, portanto seu manuseio não é muito complicado
  • Teleatendimento: o sistema pode ser de grande ajuda para grupos vulneráveis, como crianças e idosos. Além disso, perfis de usuário podem ser gerados com base no monitoramento de nossos sistemas de vida.

Automação residencial: seu melhor aliado no teletrabalho

No caso do teletrabalho, a automação residencial pode ser uma grande aliada para criar um espaço adequado para o trabalho. Portanto, daremos algumas dicas sobre como configurar seu próprio home office.

  • Escolha um espaço adequado

O primeiro passo é essencial. De acordo com vários estudos, trabalhar no mesmo espaço melhora a produtividade. No entanto, existem algumas diretrizes que podemos seguir para escolher um site ideal:

Um lugar com luz natural

Recomenda-se que o local escolhido tenha boa luz natural, evitando reflexos indesejados na nossa tela. No caso de não haver um local com essas características na casa, deve-se utilizar luz artificial, para isso, uma boa opção são os dispositivos de controle de iluminação da intensidade da luz. Desta forma, controlamos a quantidade exata de luz de que precisamos e ajustaremos o nível a cada momento do dia.

Controle o que há por trás

Provavelmente faremos videochamadas, por isso precisamos revisar o que atrás para preservar nossa privacidade e manter o profissionalismo. Uma boa opção é colocar uma parede lisa, uma estante de livros ou uma tela domótica que pode ser baixada quando necessário.

Evite barulho

O áudio em vídeo chamadas deve ser limpo e livre de interferências para manter as chamadas e reuniões fluidas. Portanto, devemos evitar locais próximos a fontes de ruído, como televisão ou crianças. Uma boa opção é usar fones de ouvido com microfone para garantir a qualidade do áudio ou ter um sistema domótico multimídia que possua microfones.

  • Use móveis adequados

Quando tivermos o local escolhido, teremos que selecionar os móveis de que precisaremos. Para fazer isso, é melhor usar uma mesa larga com espaço suficiente para trabalhar com conforto. No entanto, a verdadeira chave é a cadeira, pois passaremos muitas horas sentados e queremos evitar futuras dores nas costas. Uma opção interessante é utilizar uma cadeira confortável e um suporte de mesa motorizado, que permite que seja colocado na altura que desejamos.

Outros modelos interessantes podem ser mesas com tecnologia integrada e controláveis ​​a partir de um aplicativo. Sua função é medir o ar e outros fatores para manter as condições ideais.

Se bem que se quisermos optar por algo mais simples, podemos automatizar o nosso sistema de ar condicionado para que todas as partes da casa mantenham as melhores condições automaticamente. Dessa forma, trabalho e descanso em casa estarão garantidos.

  • Conexão wifi

Um dos principais fatores será garantir uma boa conectividade com a rede. É possível que, por ter que configurar um escritório doméstico improvisado, o roteador Wi-Fi esteja longe do local de trabalho, então a cobertura Wi-Fi pode ser um problema.

No entanto, existem várias opções para corrigi-lo. Uma opção é instalar um ponto de acesso Wi-Fi de maior qualidade e, assim, aumentar o alcance para todos os quartos.

 

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