Como a tecnologia pode melhorar o atendimento aos clientes

Com um universo cada vez mais moderno tecnológico, os consumidores estão ficando cada vez mais exigentes.

Hoje, não basta apenas oferecer um bom produto/serviço, é preciso oferecer uma boa experiência. Tanto que, está cada vez mais difícil separar o produto de sua experiência.

Por isso, é fundamental que a empresa tenha a compreensão de que é necessário investir em recursos que possam oferecer uma boa experiência, durante toda a jornada de compra. Independente do tamanho de seu negócio, é preciso ter o cuidado com o atendimento oferecido desde o primeiro contato.

E para isso, podemos encontrar diversas soluções que são capazes de atender diversas demandas e com baixo custo.

Já passou por uma experiência, em que você foi comprar alguma coisa e por causa do mal atendimento acabou indo em outra loja. E às vezes, até pagou um valor mais alto ou até o mesmo valor?

Diante disso, independente do seu negócio, ter um atendimento diferencial, pode ser a chave para que uma pessoa feche negócio com você, ao invés com o seu concorrente.

Você quer se destacar da sua concorrência?

Continue a leitura, preparamos alguns motivos para investir, além de dicas de ferramentas que irão aumentar a sua produtividade.

Confira agora!

A tecnologia a seu favor

Como já falamos  anteriormente, o atendimento ao cliente é um dos pilares de um empresa, pois ele pode ser considerado uma ferramenta de venda e até mesmo de fidelização.

No entanto, existem algumas barreiras que podem prejudicar a agilidade do atendimento, e para isso,a tecnologia pode ser uma grande aliada.

Atualmente, podemos encontrar diversas ferramentas no mercado. Ferramentas essas que permitem a organização de informações de clientes, análise de métricas e rápido acesso a diversas informações por meio de computadores ou celulares.

Além disso, a tecnologia tem tornado-se uma aliada em toda a jornada do consumidor até a pós-venda.

Tecnologia para atrair novos clientes

Um atendimento excelente, exige uma boa comunicação entre empresa e consumidor. Por isso, uma empresa que sabe utilizar as estratégias certas para se comunicar possuem grande potencial, para crescer e aumentar suas vendas.

Contudo, é necessário ter ferramentas que o apoie, como sites, blogs, e mails ou telefone. Afinal, independente do tamanho da sua equipe, é quase impossível manter uma comunicação constante com todos os seus cliente e potenciais clientes, presencialmente e sem o uso de tecnologias.

A tecnologia está tão presente na maneira que nos comunicamos, que o Marketing Tradicional vem sendo substituído pelo o que chamamos de Marketing Digital. Já podemos observar no mercado que os maiores investimentos em comunicação têm sido direcionados para essa nova estratégia.

Pois, ela consegue por meio de inúmeras técnicas, conectar o problema de um cliente com a solução de uma empresa.

Por exemplo, ela consegue fazer com que o site uma clínica odontológica estejam no topo  dos resultados no Google todas as vezes que alguém pesquisar, por implante dentário preço médio,aparelho invisível preço ou lente de contato dente.

 A tecnologia permite que as estratégias de comunicação sejam mais assertivas e produtivas.

Uma boa organização para um bom atendimento

Sabe quando você chega em um restaurante, e você percebe que a equipe está toda desorganizada ? Com isso, eles erram o seu pedido ou cobram o valor errado e o atendimento vai ficando cada vez mais embaraçosa.

Para que haja um com atndimento, é preciso garantir que “a casa” esteja arrumada, ou seja, que todos possuam acesso às mesmas informações e consigam visualizá-las rapidamente.

Ter uma equipe engajada e capacitada, também pode ser um grande diferencial nesse momento. Não basta ter excelentes ferramentas, é preciso ter pessoas que saibam manuseá-la.

Ferramentas que podem melhorar o seu atendimento

Você já viu como a tecnologia pode te ajudar a melhorar o seu atendimento, por isso, separamos algumas das tecnologias mais comum para que você possa aplicar em sua gestão como uma estratégia.

CRM 

O CRM, abreviação de Customer Relationship Management nada mais é do que uma uma ferramenta capaz de armazenar e facilitar o acesso às informações de clientes e potenciais clientes.

Dependendo do software contratado, é possível visualizar todos os processos de forma panorâmica e captar informações que sejam importantes para o momento de criar novas ações.

Com o rápido acesso a informação, o CRM consegue ser uma excelente ferramenta para fidelizar o cliente, pois o aproxima da empresa.

Chatbots

O chatbot são excelentes ferramentas para acelerar e desburocratizar o atendimento. Basicamente, ele é um robô online que simula a interação humana.

É uma ferramenta muito útil, principalmente em sites e até mesmo whastapp da empresa. Isso, porque ele funciona 24 horas, podendo resolver dúvidas e problemas mais simples.

Ele só irá transferir para uma atendente humano, os casos mais complexos, permitindo que uma equipe produza muito mais, já que não há necessidade de perder tempo com perguntas frequentes e simples.

Imagine uma situação em que você deseja fazer um clareamento dental com moldeira, por exemplo, e começa a pesquisar na internet, com isso, encontrar um site interessante, porém, a única maneira de entrar em contato por meio da ligação, dentro de um horário determinado.

Você até tenta contato, mas não consegue  e vai para um outro site, porém, esse já tem o chatbot  e consegue tirar suas dúvidas.

 

Por melhor que seja o seu site, dificilmente a pessoa irá retornar nele. Por isso, ter um chatbot em seu negócio é fundamental para um bom atendimento.

Cloud Computing

Por fim, e não menos importante, temos a cloud computing- traduzido tecnologia de computação na nuvem.

Essa tecnologia revolucionou a maneira de armazenar dados. Antes, para acessar uma informação era preciso estar na empresa, para acessar o servidor. 

Como o computação em nuvem, é possível acessar qualquer informação referente ao negócio,  de qualquer lugar.

Esse tipo de ferramenta, permite que diversas informações e até ligações fiquem armazenadas, permitindo que os gestores consigam ter um controle sobre o que acontece e assim tomar decisões estratégicas.

Invista em tecnologia de qualidade!

Sabemos que, a concorrência está cada vez maior, no entanto, saber utilizar a tecnologia a seu favor, é um diferencial no momento de atrair, converter novos clientes e fidelizar aqueles que já são.

A tecnologia permite uma disputa igualitária entre negócios de portes diferentes. 

A tecnologia ainda pode ser assustador para alguns negócios, mas, quanto mais rápido nos acostumar e  investimos em tecnologias que promovem um atendimento melhor.Poderemos ter resultados ainda mais rápidos e melhores.  

Investir em tecnologia é abrir as portas para novas oportunidades!

 

Conteúdo produzido por Ana Laura Ferreira, redatora na Vue Odonto.

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