Como congelar massas?

Tempo para preparar refeições é um luxo para muitas pessoas. Atualmente, a rotina dos brasileiros é muito corrida. É preciso dividir as 24 horas entre trabalho, estudos, cuidar dos filhos, da casa, entre outras diversas tarefas durante o dia. 

Se não bastassem todas as obrigações, na maioria das vezes, perde-se mais tempo preparando a refeição do que de fato se alimentando, o que desmotiva muitas pessoas. 

Por esses e outros diversos motivos, na casa de milhares de brasileiros, a boa alimentação fica em segundo plano. 

Com o avanço das tecnologias e capacidade de produção de comidas industrializadas, as pessoas optam pelo mais prático – mesmo que seja uma alternativa menos saborosa e nutritiva. 

Uma solução para mudar esse cenário são as comidas congeladas. Veja bem, não estamos falando sobre alimentos industriais, mas sim daquelas refeições feitas em casa e congeladas para os próximos dias.

Atualmente, até mesmo empresas oferecem marmitas e refeições congeladas para que as pessoas guardem e consumam quando quiserem. O melhor de tudo é que não perdem o gosto ou vencem. São alternativas ideais para quem quer praticidade, economia de tempo e alimentações gostosas. 

Podemos congelar todo tipo de comida – e as vantagens são enormes. As massas para congelar, em especial, são itens gostosos, práticos de serem feitos e podem ser congelados sem maiores transtornos.

O problema é que muitos não sabem como fazer! Congelar massas é novidade para diversas pessoas, mas fique tranquilo. É rápido, fácil e garante refeições rápidas para aqueles dias em que não sobra tempo. Acompanhe!

Congele massas e tenha refeições gostosas todos os dias

Você sabia que o Brasil é o terceiro maior consumidor de massa no mundo? É verdade. Por aqui, o macarrão é o tipo mais famoso e consumido. 

Segundo pesquisas da Associação Brasileira das Indústrias de Biscoitos, Massas Alimentícias e Pães & Bolos Industrializados (Abimapi), o macarrão está presente em 99,3% dos lares brasileiros.

Não dá para negar que são alimentos deliciosos, ainda mais quando combinados com molhos e acompanhamentos diferentes. As massas são práticas e versáteis, por isso, encantam tantos brasileiros. 

Congelá-las é tão vantajoso quanto prepará-las na hora. Isso porque mantém o gosto da massa, seus nutrientes e torna-se uma alternativa ainda mais rápida de preparo. Quando estamos falando de massas secas, em que o cozimento é um pouco mais lento, a economia de tempo é grande.

Mas, muitos dizem que não é possível congelar massas ou que estraga o alimento. O que está longe de ser uma verdade. O fato é que cada tipo de massa deve ser congelada de maneira diferente.

Afinal, são modos de preparo e receitas distintas. Entenda a seguir, como congelar alguns tipos de massa. Aprenda essas dicas e você conseguirá manter o sabor e a disponibilidade dessas delícias a semana toda.

Confira algumas dicas

Algumas receitas devem ser congeladas quando o alimento ainda está cru, outros podem ir ao freezer mesmo quando estão cozidas e prontas. Vale ressaltar que, se for congelar junto com o molho, o ideal é um recipiente de vidro. 

Congelada, a massa pode durar até três meses no freezer e a durabilidade pode ser menor caso tenha recheios. Então, com esses detalhes em mente, vamos aprender como congelar esses alimentos.

Massas simples podem ser congeladas já cozidas, mas precisam ser passadas na manteiga anteriormente. Dependendo da disposição da massa, talvez elas grudem, prejudicando o resultado após descongelar sua refeição.  

Massas de macarrão feitas em casa podem ser congeladas cruas, sem cozinhar anteriormente. No entanto, é preciso ter um cuidado antes: elas devem ser bem embaladas – com embalagem dupla de plástico para não ressecar, se possível.

Se preferir congelar o macarrão cozido, o procedimento é basicamente o mesmo: Ele deve ser embalado preferencialmente em sacos de plástico e, se estiver pronto, prefira embalagens de alumínio descartáveis ou refratários.

Já os raviolis e capeletes são massas mais delicadas, ainda mais pelo formato. Eles podem ser cozidos e congelados em aberto, mas também precisam ser embalados em sacos plásticos. Ao descongelar, basta esquentar e colocar o molho quente por cima. Estará pronto em questão de minutos e super delicioso. 

Os rondelles e canelones também podem ser congelados dessa mesma maneira. Existe a possibilidade de deixá-los prontos com o molho.

As lasanhas fazem sucesso entre os brasileiros. Além de gostosas, são versáteis porque vão bem com diversos molhos. A questão é que esses pratos dão um pouco de trabalho para serem feitos e, por isso, congelá-los é uma ideia e tanto. 

Essas massas congelam bem. Recomendamos que, se a receita tiver molho branco, o ideal é fazê-la com farinha de trigo para não desandar e estragar o alimento após descongelá-lo.

Aproveite a praticidade!

Viu? É fácil congelar massas. O mais importante é seguir algumas cautelas para não desperdiçar nada, nem o molho. Caso a receita tenha recheio, procure a validade do produto antes de congelar o prato.

Assim terá certeza de que, ao descongelar, terá uma refeição deliciosa. Aproveite essas alternativas práticas para se alimentar bem todos os dias!

Comments are closed.