Como é feito o vidro: Veja o passo-a-passo!

Quer saber como é feito o vidro? Basicamente, é produzido a partir de matérias primas naturais. A história diz que ele foi descoberto por acaso, quando navegadores, ao fazer uma fogueira na praia, perceberam que a areia e o calcário se combinavam a partir da ação de elevadas temperaturas. Existem registros que indicam a sua utilizam a cerca de 7.000 a.C.

 

Atualmente o vidro está presente em todo o mundo, podendo ser moldado de qualquer maneira. Exemplo disso são as garrafas, lâmpadas, nos pára-brisas e janelas dos automóveis, copos, lentes, janelas, entre outros. 

 

Suas matérias-primas sempre foram as mesmas, desde muito tempo atrás. Claro que a tecnologia ajudou muito nesse processo, fazendo com que a confecção de vidro fosse acelerada e possibilitando o seu uso para diversas ocasiões. 

Como é feito o vidro?

Existem diferentes tipos de vidro no mercado, mesmo que eles sempre partem da mesma base, mas que também possuem diferentes combinações de composições, dependendo de sua finalidade. 

 

Quer saber mais sobre como o vidro é produzido? Então sente-se e leia com atenção as etapas e processamento que o vidro passa até se transformam na peça que você possui em seu carro, box de banheiro, copo ou até mesmo teto! Boa leitura. 

Primeiro Passo

Toda vidraçaria Campinas depende do processo de produção do vidro que pode lembrar um pouco a confecção de um bolo. Isso porque o primeiro passo é juntar os ingredientes: 70% de areia, a qual deve ser retirada de locais como o fundo de lagos, 14% de sódio e também cálcio, e outros 2% de componentes químicos. 

Segundo Passo

Com os ingredientes já misturados, é preciso os levar até o forno industrial, o qual pode atingir cerca de 1 500 ºC. Essa mistura vai ficar algumas horas dentro do forno e, então, vai se fundir. A aparência final dessa etapa é de um material bastante líquido. 

Terceiro Passo

Assim que o mesmo está fora do forno, a mistura vai se transformar em uma gosma viscosa e dourada, a qual lembra a aparência do mel. Em seguida ela vai escorrer pelas canaletas em direção aos seus moldes. A dose de cada molde é indicada conforme o tamanho de que cada vidro será confeccionado. 

Quarto Passo

O primeiro molde que o mesmo vai passar serve apenas para dar o contorno inicial ao objeto. Nesta altura, o componente está atingindo cerca de 1 200 ºC. Seu molde inicial vai criar uma bolha de ar dentro dessa mistura incandescente.

Quinto Passo

Nessa etapa o objeto vai passar por seu molde final, sendo confeccionado a partir de um “canudo”, o qual é inserido diretamente na bolha. A partir do canuto, uma máquina vai injetar o ar, modelando o líquido até que ele ganhe o aspecto necessário. Como acontece com as garrafas de vidro. 

Sexto Passo

Ao passar pelo processo anterior, sua temperatura já baixou para 600 ºC, e é nesse momento que o objeto vai passar a ficar mais rígido, podendo ser retirado de seu molde. A última etapa fica com o recozimento, onde o vidro é colocado de lado para resfriar. Para as garrafas, a espera é de apenas uma hora, por exemplo. Após todos esses processos, o vidro está pronto para ser utilizado. 

Curiosidade sobre os vidros

Caso esteja curioso para saber mais sobre como objetos ou o processo de vidro ocorre, indicamos que assista o reality show disponível na Netflix intitulado “Vidrados”. Nele é possível acompanhar o processo de confecção de lindos objetos por profissionais que estão há anos no mercado. 

 

Todos os artistas demonstram a habilidade que possuem ao usar diversas cores, esculpindo a partir de maçarico e fazendo bolhas com soda cáustica, exibindo criações incríveis ao fim de cada episódio. 

Comments are closed.