Como emagrecer sem abrir mãos dos carboidratos

Com certeza, se vive às voltas com dietas, em algum momento já deve ter aberto mão dos carboidratos, deixando de lado, pães, massas, bolos... e isso se deve ao fato deles sempre estarem na lista dos “alimentos proibidos”.

Vale saber, no entanto, que os carboidratos não são nossos inimigos, muito pelo contrário, até porque, é deles que vêm nossa energia, possibilitando que possamos andar, correr, ou seja, realizar atividades, sendo seu consumo, portanto, vital para a nossa existência.

E mais, os carboidratos realizam diversas funções em nosso organismo, entre elas a nutrição das células do sistema nervoso central, e o corpo utiliza todos os artifícios para manter essas células alimentadas, pois o suprimento de glicose não pode parar.

No caso de diminuir o consumo de carboidratos, como em algumas dietas, o organismo vai passar a usar as proteínas para produzir energia, o que pode levar a perda de massa muscular.

Assim, é fundamental não abandonar os carboidratos, já que sua ingestão correta irá prevenir o uso da proteína muscular.

No mais, hoje já se sabe que essas dietas muito restritivas, que costumam proibir o consumo de carboidratos, não costumam fazer bem para a saúde e, muito menos, garantir a perda por muito tempo, já que essa dieta é impossível de ser levada por muito tempo, e ao voltar a consumir carboidratos, a pessoa volta a engordar tudo novamente, e as vezes até adquirir mais peso que antes da dieta.

Segundo o escritor Adam Bornstein, best-seller sobre fitness e nutrição, dá para emagrecer sem precisar abrir mão dos carboidratos, apenas adotando uma dieta equilibrada, e sem abusos.

Adam Bornstein afirma, em uma entrevista ao site Greatist, que não há alimentos bons ou maus, propondo o fim da demonização de certos alimentos, como os carboidratos simples, porque as dietas restritivas, além de ter uma duração muito curta, levam a uma vida de insatisfações, segundo ele, “A comida deve ser apreciada”.

Mas qual o limite para o consumo de carboidratos?

O certo, segundo Adam, é  seguir uma alimentação que forneça, pelo menos, 50 % do seu total calórico em carboidrato.

Já, no caso de quem pratica atividade física, essa quantidade deve ser maior e variar de acordo com o tipo, frequência e intensidade das atividades. 

Alimentos ricos em carboidratos

Alguns alimentos fontes de carboidratos são o arroz, batata, massas em geral, mandioca, pães, bolachas, aveia, granola, cereais matinais, barras de cereais, frutas e legumes.

Vale saber que esses alimentos também fornecem para o nosso organismo alguns outros nutrientes, como vitaminas do complexo B, vitamina C e vitamina A.

Mas, lógico, a dica é sempre dar preferência a arroz, pães e bolachas na versão integral, fornecendo um aporte maior de fibras à alimentação.

Reeducação alimentar

Como já foi dito, dietas restringindo carboidratos não costumam dar certo, pelo menos, a longo prazo, o recomendado é apenas diminuir seu consumo e substituir farinha branca por integral, procurando fazer uma reeducação alimentar.

Orientamos que você faça uma receita vegana para sua familia.

A dica, portanto, é começar a dieta de forma gradual, atendendo e respeitando às suas próprias necessidades e estilo de vida, como por exemplo:

  • Comer legumes duas vezes por dia;
  • Durmir, pelo menos, sete horas à noite;
  • Tomar dois copos de água com cada refeição;
  • Ir à academia três vezes por semana, ou praticar alguma atividade, de forma constante, três vezes por semana, como caminhada, corrida, andar de bicicleta e comer frutas.

Segundo um estudo, o sentimento de satisfação ao atingir seus objetivos resultará em sucesso, ajudando a criar um hábito.

Recomendamos que você experimente tomar uma vitamina de banana quando for praticar algum exercicio fisico.

Outra dica é procurar ir devagar e não listar muitos objetivos ao mesmo tempo, e muito menos objetivos impossíveis de alcançar, já que a sensação de não ter conseguido sucesso em tudo pode comprometer a motivação e, claro, a dieta.

Assim, ao atingir sua meta, como, por exemplo, ir duas vezes por semana à academia, voltar à pé do trabalho, não utilizar elevador, enfim, adicionar sempre um outro objetivo, construindo aos poucos novos hábitos.

Lembrando que abdicar de algo que gosta muito só vai resultar em frustração, assim, se não consegue abrir mão do pãozinho francês pela manhã, diminua a quantidade, tire o açúcar do café…

Ou seja, para alcançar um objetivo, não é necessário abandonar tudo o que gosta.

Comece incorporando à dieta alimentos que fazem bem à saúde, dessa forma, Já estará ajudando a diminuir o consumo de opções menos adequadas.

A dica é incorporar frutas, verduras e carnes magras, sem precisar abrir mão de carboidratos simples, apenas coma com moderação.

Comments are closed.