Dicas de decoração para ambientes pequenos

Na hora de escolher a decoração para ambiente pequeno, boas doses de planejamento e criatividade vão bem. Afinal, os apartamentos pequenos, lofts e studios são cada vez mais procurados, sobretudo por gente que conquista o primeiro imóvel.

 

Além de proporcionar conforto, funcionalidade e uma cara própria para o imóvel, a decoração pode valorizar o projeto e fazer com que aquele espaço seja único, do jeitinho que o dono sonhava.

 

Móveis planejados e sob medida, ambientes inteligentes e mobília multiuso são alguns dos vários fatores que podem contribuir positivamente para os projetos mais compactos.  Afinal de contas, o imóvel pode até ter um tamanho reduzido, mas os detalhes são inúmeros.

 

Caso você esteja com as chaves da casa nova em mãos ou pensa em dar uma repaginada na sua casa e não tem ideia de por onde começar, leia este artigo. 

 

Nas próximas linhas vamos abordar algumas dicas para otimizar o espaço e decorar os ambientes pequenos com estilo. Confira!

Faça um planejamento

Acabou de se mudar e está meio perdido do que fazer primeiro? Livre-se dos excessos. Móveis que não serão úteis, bugigangas e caixas que só servem para ocupar o espaço limitado do seu apartamento devem ser descartados.

 

Antes de contratar um arquiteto ou recorrer às empresas de design de interiores, você precisa ter em mente o que é importante para você e o que é possível abrir mão para aproveitar melhor cada cantinho do seu ambiente.

 

Com essa decisão, você pode contar com profissionais especializados em projetos pequenos, para planejar os primeiros passos e colocar o sonho no papel. 

 

O planejamento é fundamental para adaptar às demandas, verificar o orçamento disponível, distribuir a decoração e realizar a execução de cada cômodo por etapa. Faça isso e evite desperdícios de materiais e recursos.

Invista em móveis multifuncionais

Não tem jeito, os móveis sempre ocupam grande parte da casa. Não é à toa que essa é uma das escolhas que requer mais cuidado na hora de montar um espaço.

 

É possível que você não consiga aproveitar a mobília da sua casa antiga com cômodos menores. 

Portanto, invista em moveis planejados apartamento pequeno, que são multifuncionais ao mesmo tempo.

 

Sabe aquela estante que vira divisória ou a cama que também é um sofá? Se você gosta de gavetas, há camas com gaveteiros. Além disso, para guardar as roupas, araras são uma alternativa, quando comparadas com um guarda-roupa volumoso.

 

Ao planejar os móveis e encomendar projetos sob medida, com um caráter mais funcional, você ganha os seguintes benefícios na prática:

 

  • Capacidade de criar um projeto personalizado;
  • Você escolhe as cores e o design dos móveis;
  • É possível ver o projeto antes de pronto;
  • Móveis planejados servem para otimizar espaço;
  • A qualidade do mobiliário tem garantia.

 

Em resumo: os móveis sob medida são uma opção para aproveitar o espaço de forma útil, equilibrada e, de quebra, ajudam a criar uma decoração cheia de personalidade.

 

Já pensou no luxo de ter uma cozinha planejada alto padrão, com as cores que combinam com os utensílios domésticos e com a pintura das paredes? 

 

As panelas não ficarão desorganizadas e você pode deixar esse ambiente mais agradável e convidativo na hora de preparar as refeições.

Foco nas cores neutras

A paleta de cores fala muito sobre a decoração que você deseja criar. As cores podem transmitir sensações, então, não é à toa que existem paletas e estudos de design sobre quais são os tons mais adequados, conforme cada projeto.

 

Ao apostar em tons neutros como branco, bege e azul claro, a ideia de amplitude fica mais evidente e isso dá a impressão visual que os cômodos são maiores. É claro que é desafiador imaginar somente uma cor para a casa inteira.

 

No entanto, nada impede que você use a criatividade para destacar algumas paredes com tons mais quentes, ou apostar em objetos coloridos para trazer um equilíbrio ao cômodo.  

 

Para um acabamento caprichado, aposte na colocação de gesso no forro. Este material é mais ecológico, dispensa pinturas complexas e oculta fiação e outros detalhes que não precisam aparecer.

 

Tapetes coloridos, almofadas e puffs também podem ser usados para criar um contraste nas cores do imóvel. 

 

Além disso, são itens que ocupam pouco espaço, podem substituir sofás grandes e proporcionam um ar mais casual para a sala de visitas e espaços de lazer.

Seja detalhista

Decorar um ambiente requer atenção aos detalhes. Por isso, não deixe que nenhum cantinho do seu apê passe batido. 

 

O piso está sem brilho? Talvez seja a hora de dar um trato nessa parte, com um clareamento de piso de madeira.

 

Os rodapés também podem ganhar um outro olhar, quando decorados com cerâmicas e outros elementos visuais. 

 

Se você tem pouco espaço, criar divisórias com estantes em nicho, usar quadros, apostar em espelhos e jardins próprios para apartamento também são formas de decoração.

 

Assim como os cômodos maiores, os cantinhos podem ser muito bem aproveitados. Uma cantoneira diferenciada, um puff, uma mesa de canto ou poltrona ajudam a preencher o ambiente de forma criativa.

 

Os detalhes não precisam ser somente por decoração, podem ser também funcionais. As esquadrias de alumínio sob medida para portas e janelas, por exemplo, são peças que unem as duas funções.

 

Portas e janelas podem ser muito mais decorativas do que parecem. Além de garantir a segurança, esses itens estão disponíveis em formatos e designers diversos, assim como as cores também são variadas.

 

No caso do alumínio, a aposta é mais clean e moderna. Além da beleza e durabilidade natural, esse é um item fácil de limpar. E quem disse que a limpeza também não influencia na decoração, não é mesmo?

Aposte em ambientes versáteis

Versatilidade combina com a otimização dos espaços. Por isso, na hora de decorar sua sala que fica perto da copa, você pode fazer a divisão dos ambientes com um espelho.

 

Utilizando esse método, você proporciona elegância e funcionalidade, ao mesmo tempo. Até, porque os espelhos ajudam na captação de iluminação.

 

Outra dica para fazer a divisão dos espaços e, ao mesmo tempo, ter mais privacidade em certo cômodo é apostar na porta de PVC de correr

 

Além de muito prática, esse modelo tem uma estética agradável, pode combinar com diversos tipos de projetos, é versátil e fácil de limpar.

Se você tem um cantinho a mais na sala e trabalha em casa, que tal aproveitar a decoração para fazer um home-office no mesmo espaço?  

 

Às vezes, a inspiração pode surgir quando você procura modelos na internet, vê revistas de decoração ou conta com uma consultoria de design de interiores. 

 

Ler esse artigo também é algo que pode movimentar suas ideias. Se você chegou até aqui, aprendeu alguma coisa, certo? São vantagens dos ambientes versáteis:

 

  • Decoração criativa e sustentável;
  • Móveis multiuso;
  • Espaços multifuncionais;
  • Ambientes criativos.

 

Quando o assunto é versatilidade e você tem alguma habilidade criativa, até os materiais recicláveis podem virar arte para a decoração. Pense no estilo do seu espaço e nos sentimentos que deseja expressar.

 

O que é importante para você se sentir em casa e fazer com que as pessoas se sintam acolhidas? 

 

Se você valoriza plantas, essa pode ser uma ideia. Fotos com pessoas queridas podem render murais coloridos em uma parede. No estilo mais retrô, discos de vinil e livros são acessórios que decoram muito bem uma prateleira.

Preste atenção nas medidas

Seja para escolher uma posição boa para os móveis, ou para não correr o risco de alguma coisa trancar muito espaço por falta de planejamento, você deve prestar atenção nas medidas do apartamento.

 

Isso vale para tudo. Um box de banheiro é colocado com as medidas exatas. Comprar piso laminado exige que você saiba exatamente o m² do cômodo e suas especificidades. 

 

Por isso, fique atento a esses detalhes na hora de criar uma decoração sustentável, equilibrada e otimizada.

 

Com o tempo, você pode querer repaginar o projeto, mas as medidas ainda assim serão as mesmas, e isso é importante para ter um padrão de referência. 

 

Acredite, isso pode otimizar bastante o seu tempo na hora de iniciar um projeto ou inovar no que você já tem.

 

Importante lembrar, que as medidas corretas fazem grande diferença em ambientes pequenos. Afinal, errar o tamanho de um móvel pode complicar o planejamento. 

 

Com essas dicas, fica mais fácil mobiliar e decorar o seu espaço, sempre utilizando itens que agreguem sofisticação, modernidade e elegância para o seu lar. 

 

Coloque seus planos no papel e comece a dar os primeiros passos. Lembre-se, é sempre importante contar com o auxílio de profissionais da área. 

 

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

Comments are closed.