O que se deve levar em conta na escolha de um antivírus?

Atualmente os vírus espalhados na internet pelos cibercriminosos são capazes de acessar remotamente computadores, apagar dados, roubar informações, copiar login e senha de usuário, divulgar serviços, entre outras coisas. Para não ficarem expostas a esses perigos, as pessoas que fazem uso de computador, celular ou tablet, devem recorrer à utilização de um antivírus.

Infelizmente, nem todos os produtos antivírus fornecem uma solução confiável e utilizável que oferece um nível adequado de proteção contra malware. Para saber qual o melhor antivirus gratuito ou pago, é necessário que o usuário faça a avaliação de alguns critérios.

Pensando nisso, decidimos escrever o presente artigo informando o que você deve levar em consideração na escolha do seu antivírus.

O que é o software antivírus?

O software antivírus é um programa ou conjunto de programas cujo objetivo é verificar e erradicar vírus de computador e outros softwares maliciosos, também conhecidos como malware. O software antivírus é um componente vital da sua estratégia geral de segurança on-line e de computador, na proteção contra violações de dados e segurança, além de outras ameaças.

Quando visto de maneira simples, um vírus de computador é semelhante a um vírus do resfriado. Ele foi projetado para ir de um computador ou dispositivo para o próximo, copiando-se e espalhando códigos e programas maliciosos que podem danificar e se infiltrar nos sistemas operacionais. Os vírus são projetados para dar aos criminosos o acesso aos dispositivos de suas vítimas.

Ter um software antivírus instalado e atualizado em seus dispositivos é essencial para a proteção das informações arquivadas no mesmo, principalmente, para empresas que possui os dados mais importantes armazenados nos computadores.

Critérios para avaliação de antivírus

Para avaliar o melhor antivírus disponível, é necessário que o usuário fique atento aos seguintes critérios:

Confiabilidade
O conflito de softwares em execução no seu parelho, pode deixar o funcionamento de sua ferramenta de proteção prejudicada, acarretando até mesmo em uma suspensão temporária do antivírus e consequente vulnerabilidade na rede.

Qualidade da proteção
O antivírus atua em um ambiente agressivo que muda constantemente, pois frequentemente são desenvolvidos vírus para tentar passar pelas barreiras de proteção do antivírus.

Desta forma, para avaliarmos a qualidade de proteção do nosso antivírus devemos verificar a frequência em que são disponibilizadas novas atualizações, a capacidade de remover ameaças do computador, a eficiência de detecção de malware e se o antivírus consegue fazer a proteção do sistema sem prejudicar o desempenho do equipamento.

Complexidade de uso

Se o processo de utilização do antivírus for muito complexo, vai gerar dificuldades para os usuários e em alguns casos até mesmo tornar algo impraticável, fazendo com que os usuários optem pela desativação do antivírus.

Gostou do nosso artigo? Então siga com a gente, em breve traremos muito mais conteúdo de qualidade para o nosso blog.

Comments are closed.