Como o marketing digital mudou o comportamento do consumidor?

A internet e as tecnologias usadas no Marketing Digital fizeram uma verdadeira revolução nos hábitos de consumo e no comportamento do consumidor. Os desenvolvimentos digitais impulsionam a maneira como os consumidores interagem e negociam com as empresas, criando uma infinidade de oportunidades e desafios.

 

Por um lado, o marketing digital e a tecnologia são responsáveis ​​por transformar o comportamento do consumidor, mas é importante compreender que o comportamento do consumidor está moldando o marketing digital.

 

A mudança digital crescendo exponencialmente significa que todos usam mídias sociais, smartphones, aplicativos e outros dispositivos para descobrir e se comunicar com as marcas. Isso foi ainda mais acelerado pela pandemia Covid-19, que forçou as pessoas a viver em um mundo de comércio eletrônico, pois não podem sair de casa.

 

Marketing digital vs. marketing tradicional

No contexto do comportamento do consumidor, existem várias razões pelas quais o marketing digital desencadeia uma transformação. Em vez de depender de transmissões para se comunicar com um cliente, os canais digitais dão origem a redes intrincadas de pessoas.

 

As redes de clientes oferecem um nível mais alto de engajamento e interação com o consumidor, sejam comentários de mídia social, redes de e-mail ou conversas de chat ao vivo. Um público que pode chegar instantaneamente a uma marca se comportará de maneira diferente daqueles que esperam por correspondência ou telefonemas.

 

Com o marketing digital, você pode resolver os problemas dos clientes em tempo real, sem perder o tempo de ninguém.

 

Uma campanha de marketing digital amplia seu mercado, teoricamente, transforma qualquer internauta em um cliente potencial. O marketing tradicional normalmente está limitado a ações locais ou, na melhor das hipóteses, a campanhas nacionais, mas quase qualquer pessoa tem a oportunidade de se tornar uma empresa internacional hoje.

 

Há uma quantidade tão grande de dados disponíveis que você pode realmente restringir seus segmentos e encontrar públicos que geram um ROI, independentemente de serem.

 

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Marketing e comportamento de consumidores

 

Aqui estão alguns insights para ajudá-lo a entender o impacto do marketing digital no comportamento do consumidor. 

 

1. Consumidores viraram pesquisas 

 

Com fácil acesso à internet, os consumidores hoje estão muito mais esclarecidos e capacitados. Eles são inundados com conteúdo digital a cada dia. Com quase todas as marcas comercializando seus produtos nas plataformas digitais hoje, é mais do que conveniente para os consumidores pesquisar e comparar online. Sua decisão de compra é altamente influenciada pelas interações que eles têm com a marca e outros influenciadores online.

 

2. O boca a boca digital também funciona

 

Anteriormente, o boca a boca costumava ser a forma de recomendação mais confiável em que os consumidores acreditavam. Na era digital de hoje, o boca a boca é feito em termos de avaliações de clientes, recomendações de influenciadores, avaliações, depoimentos, etc. 

 

Antes de comprar, consumidores procuram ler ou assistir pequenas resenhas e comentários a respeito daquele produto. É a esses depoimentos que a empresa deve dar atenção..

 

3. Os consumidores não têm medo de experimentar. 

 

Antigamente, os consumidores eram muito céticos quanto a mudar as marcas que vinham usando o tempo todo. No entanto, as coisas mudaram com o tempo. A mentalidade dos consumidores evoluiu muito hoje. 

 

Eles se tornaram mais receptivos a produtos e marcas que oferecem melhores recursos do que antes. Tudo isso só foi possível por meio do marketing digital, que tornou mais fácil para essas novas marcas chegarem aos clientes

 

4. Os consumidores trocam frequentemente de marcas 

 

A fidelidade à marca costumava ser uma coisa enorme no passado. Muito raro é quando você via os consumidores trocando de marca. No entanto, hoje, os consumidores mudam rapidamente de marca, desde que a nova esteja oferecendo melhores recursos.

Com um monte de opções disponíveis no mercado, a lealdade do consumidor é difícil e a troca é fácil.

 

5. Os consumidores agora têm um nível de tolerância mais baixo 

 

Por último, os consumidores de hoje não estão bem para se estabelecer ou se comprometer de nenhuma maneira. Eles esperam uma resposta imediata às suas dúvidas e queixas, se houver.

 

Eles compartilham abertamente seus pensamentos e pontos de vista nas plataformas digitais que podem fazer ou quebrar a imagem de uma marca em segundos. Geralmente, os consumidores tendem a acreditar facilmente em notícias / avaliações negativas e apenas alguns realmente compartilham avaliações positivas.

 

Além disso, muitos concorrentes usam isso indevidamente, postando comentários negativos nas páginas da marca por meio de contas falsas. Isso pode ser gerenciado com uma forte estratégia de gerenciamento de reputação online (ORM), em que as interações com os consumidores podem potencialmente converter sua imagem negativa em positiva.

 

O comportamento do consumidor na era do marketing digital de hoje continua mudando e se expandindo de vez em quando. Estar em sincronia com as preferências do consumidor e as tendências atuais é a única maneira de ajudar as marcas a permanecer no jogo.

 

 

 

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