Novas tecnologias na Odontologia: 7 tendências para o setor

Receber a notícia de que precisa fazer um tratamento odontológico, é o pavor de muitas pessoas. O medo de sentir dor e dos longos procedimentos, marcaram a odontologia.

Porém, isso está realidade vem mudando com as transformações da odontologia. Hoje, é possível encontrar uma gama de equipamentos tecnológicos que proporcionam conforto para o paciente e segurança para os profissionais.

Todos os anos a tecnologia vem se superando e trazendo soluções que facilitem e transforme os setores dentro da odontologia. Tanto que, instituições de ensino não conseguem acompanhar o ritmo das inovações tecnológicas.

Hoje, preparamos 7 tendências tecnológicas na área da  odontologia, que já estão no mercado. Veja agora!

1.Cirurgia guiada

A cirurgia guiada, ou cirurgia sem corte como é conhecida, é uma técnica inovadora e tecnológica de fazer implantes dentários.

Esse procedimento tem ganhado espaço no mercado, pois que pacientes contraindicados consiga fazer o procedimento de forma segura. 

É procedimento rápido em relação a cirurgia convencional, e possui cicatrização. Basicamente, o profissional planeja o procedimento por meio de um software, após receber as imagens do escaneamento digital do paciente.

 Após isso, é realizada uma simulação virtual e confecção de um guia cirúrgico que possuía as medidas exatas para que o procedimentos seja bem sucedido.

2. Uso de laser para combater cáries

Apesar da cárie ser um problema comum, tratá-la não é uma tarefa nada fácil. Isso, porque a cárie não apresenta sintomas e quando o paciente procura um especialista, significa que já está em um estágio mais avançado.

Devido ao medo e o desconforto, muitos pacientes acabam deixando de lado, correndo o risco até mesmo de uma perda dentária. E foi com o intuito de deixar mais confortável, que criaram o procedimento com laser.

Com esse método, é possível retirar a cárie/ tecido cariado do dente, sem a necessidade de desgastá-lo com uso de instrumentos como a broca.

Porém, é um método recente e ainda não é popular, por isso, costuma ser mais caro que um procedimento convencional.

3. Escaneamento digital

O escaneamento digital, revolucionou a radiologia. Nesse método é possível ter imagens detalhadas da estrutura da boca do paciente.

Nele, o paciente insere um aparelho na boca, e feixes de luz máquina, faz uma leitura e análise da estrutura da boca.este método, um dispositivo é colocado na boca do paciente. 

Após isso, as imagens são enviadas para um computador, a análise do especialista.

4. Impressora 3D 

A impressora 3D, ao contrário do muitos pensam, ela não serve apenas para fazer planejamentos de tratamento, ela serve para confecção de peças para procedimentos estéticos e ortodônticos, como facetas de porcelana, restauração dentária e aparelho dental transparente.

5. Software de gestão 

Dentro das tecnologias odontológicas, não poderíamos deixar aquelas que envolvem a gestão de negócio de um clínica ou um consultório.

Entre as diversas tecnologias desenvolvidas, podemos contar o software de gestão, eles foram desenvolvidos com o objetivo de facilitar a vida do empresário, armazenando e analisando os dados que são inseridos.

Administrar uma clínica ou um consultório, não é fácil, ainda mais para o profissional que empreende a atuar em sua especialidade. Por isso, contar com uma ferramenta que lhe apoie traga rápidas solução para o mercado, é crucial para o desenvolvimento do negócio.

6. Prontuário digital

Outra tendência de mercado, que muitas das vezes já está atrelada ao tópico anterior, é o uso de prontuários digitais.

O fim da era dos papéis e arquivos, já foi anunciada!

Imagine um paciente chegar na sua sala e em poucos segundo, você já ter todas as informações daquele paciente, sem precisar pedir nada para recepcionista e nem constrangê-lo, caso não se lembre do paciente. Incrível, não é?

Um dentista atende inúmeras por dia, por isso, lembra de todos é uma tarefa impossível. Além disso, o prontuário é extremamente necessário para o acompanhamento do paciente.

Mas graças a tecnologia, é possível fazer isso em instantes. Apenas um toque na tela e voilá!

Isso porque, os prontuários digitais armazenam as informações em nuvens. Além disso, é possível anexar exames ao histórico do paciente.

7. Teleconsultas 

As teleconsultas já vinha sendo estudadas há muito tempo. A possibilidade de diagnosticar um paciente a distância, poderia revolucionar a medicina.

Com a pandemia do Coronavírus em 2020, esse formato ganhou força  e começou a dar os seus primeiros passos.

Basicamente, a teleconsulta é uma consulta a distância e online. Ainda não é possível realizar procedimentos e nem diagnósticos muito complexos, mas é possível realizar encaminhamentos de exames, prescrição de remédios e responder perguntas simples, como “ posso usar prótese sobre implante dentário?” ou “ como funciona o clareamento dental com moldeira?”

A tecnologia e a  odontologia, andam juntas!

 

Existem inúmeras tecnologias na odontologia, tanto para as área clínica como para a organização e gestão.

E a cada ano que passa, surgem mais novidades para desmistificar a ideia de que a odontologia é sinônimo de dor ou desconforto.

Pelo contrário, a odontologia está cada vez mais capacitada para melhor o sorriso de uma pessoa, sem que ela sinta absolutamente nada.

Conteúdo produzido por Ana Laura Ferreira, redatora da Vue Odonto

Comments are closed.