O que é e o que faz um agente de saúde comunitário

O que é e o que faz um agente de saúde.

 

Você sabe o que é Agente Comunitário de Saúde (ACS)? Esses profissionais, responsáveis ​​pela prevenção e promoção da saúde, mapeiam as comunidades e desenvolvem estratégias de intervenção para ajudar a população local em suas principais unidades. Isso não só melhora a qualidade de vida dos moradores, mas também garante boas oportunidades.

 

Muitas pessoas hoje acreditam que o serviço público não oferece oportunidades de crescimento. Embora o SUS (Sistema Único de Saúde) enfrente desafios no dia a dia, os serviços prestados à população não perderam sua qualidade e permanecem na vanguarda de ser um dos sistemas de saúde mais sofisticados e eficientes do mundo.

 

Nesse sentido, ser agente comunitário vai muito além de um bom trabalho. Trata-se de desenvolver estratégias que realmente importem para os pacientes atendidos, melhorar a qualidade de vida da comunidade e manter um ambiente perigoso no país. Para aprofundar seu conhecimento sobre essa carreira, continue lendo nossos recursos!

 

O que são agentes comunitários de saúde?

 

Como já mencionado, o ACS é responsável pela promoção e prevenção da saúde, exibindo todos os serviços prestados no bairro de sua divisão principal. Assim, ele está envolvido no desenvolvimento, avaliação, programação e reprogramação dos planos locais de ação de saúde junto com uma equipe multidisciplinar para tratar de todos os aspectos da comunidade – história, população, situação de risco, etc.

 

É esse trabalho que permite o desenvolvimento de estratégias eficazes de ação, propondo novas intervenções que levem em conta a vida e a história dos sujeitos que serão beneficiados com o serviço proposto. Isso empodera a comunidade e oferece uma oportunidade para um crescimento significativo em nível local, bem como para fortalecer os laços entre os residentes.

 

Todos os ACS atuam dentro do SUS, e têm como objeto de estudo os bairros, residências e comunidades atendidas por suas divisões. Ou seja, facilitam o acesso ao atendimento de saúde para quem não entende como funciona o SUS ou está em áreas remotas.

 

Como surgiu o agente de saúde pública

 

No início desta postagem, observamos que o SUS é referência no sistema público de saúde global. Isso se deve ao fato de que muitos países não oferecem uma estrutura gratuita que atenda a todas as necessidades da população.

 

Apesar de o nosso sistema enfrentar vários problemas, tanto de gestão como de administração, ainda é bastante eficaz em comparação com outros territórios. O Agente Comunitário surgiu, então, a partir da criação do SUS, quando a Secretaria de Saúde implantou o Programa de Agentes de Saúde Pública (PACS) em 1980.

 

A iniciativa foi pensada para atender as regiões Nordeste, Distrito Federal e São Paulo. Posteriormente, em 1994, o programa PACS foi transferido para o programa Saúde da Família. Hoje temos conhecimento dessa iniciativa no âmbito da Estratégia Saúde da Família (NASF).

 

Nesse sentido, o ACS é responsável por melhorar a qualidade de vida dos moradores e apoiar as comunidades atendidas na rede básica de saúde, como postos e postos de saúde.

 

Mas, no final das contas, como você pode se tornar um ACS? Uma vez que esta profissão requer habilidades sociais aprimoradas, como qualquer outra pessoa no mercado de enfermagem, o ministério está demandando investimento em um curso especializado para prestar um cuidado de melhor qualidade. Isso pode ser feito diretamente por escolas credenciadas por órgãos estaduais ou municipais de educação.

 

Quais são as funções do ACS?

 

Como você pode imaginar, o ACS promove, protege e previne a saúde, acompanhando as famílias da comunidade em suas residências e orientando sobre como acessar o SUS.

 

Além disso, trabalha com mapeamento e registro de dados demográficos e sociais da região. Desta forma, a estratégia de admissão é adaptada às necessidades locais. Isso permite que você desenvolva um plano de ação eficaz, concorda?

 

Nesse sentido, a AEC cumpre uma função fundamental no SUS: aproximar a população do sistema de saúde. É a forma de recepção do agente que proporciona conforto e segurança ao paciente, aumentando sua confiança no serviço público.

 

Nas seções a seguir, explicamos as funções básicas do ACS para que você possa conhecer melhor a profissão. Verificar!

 

Identificação de situações de risco coletivas e individuais

A ACS trabalha diretamente com a comunidade. Assim, é mais fácil identificar situações de risco e vulnerabilidade tanto no âmbito coletivo quanto no individual. Nesses casos, você pode entrar em contato com o seu ramo, investir em aconselhamento familiar e desenvolver programas para ajudar a comunidade.

 

Pensando grande, ainda é possível criar metodologias para identificar essas situações, como um simples checklist para que outras áreas possam reconhecer os principais riscos e ajudar suas comunidades.

 

Orientar a população aos serviços de saúde

O que é e o que faz um agente de saúde comunitário

Outro ponto fundamental na atuação de um agente comunitário é o afastamento da população. Como mencionamos, muitas pessoas não têm acesso aos serviços de saúde ou desconhecem o SUS.

 

Assim, quando existe uma figura de referência para ajudá-lo a encontrar o dispositivo que deseja, a condição do paciente é otimizada e a patologia pode ser monitorada. Além disso, famílias e grupos comunitários melhoram seus conhecimentos e tornam-se capazes de ajudar outras pessoas, facilitando o acesso a serviços qualificados.

 

E mais uma coisa: conhecendo o trabalho dos agentes, muitos funcionários podem investir nessa carreira a fim de encontrar mais oportunidades de trabalho e crescimento profissional.

 

Informando as famílias

 

Concluindo, a gente não conseguia parar de falar sobre orientação familiar, certo? Antes do desenvolvimento do SUS, a principal referência em atenção à saúde era o hospital, que contava com médicos qualificados para atender qualquer caso clínico. O fato é que com a introdução desse novo sistema, a porta de entrada do serviço mudou.

 

Nesse sentido, existe uma rede na qual o paciente deve estar inserido para ser aceito. O cenário ideal é que você entre pelos postos e postos básicos de primeiros socorros até chegar a um hospital que deve atender uma população com condições complexas e patologias infecciosas.

 

Porém, vemos que nem todo mundo conhece essa rede, o que os faz procurar um hospital para ajudá-los, por exemplo, com sintomas de gripe. Como resultado, temos instalações superlotadas e pacientes que pegam infecções hospitalares graves e precisam apenas de remédios para o resfriado comum.

 

Por isso, a orientação familiar dos agentes comunitários revolucionou o acesso aos serviços públicos, permitindo que muitas pessoas aprendam como funciona a rede para que possam usufruir de serviços de qualidade que valorizem o suporte e a segurança de todos os pacientes.

 

Você vê como um agente de saúde pública afeta a promoção e prevenção da saúde no Brasil? Além disso, investir em sua carreira é uma grande oportunidade de estimular seu conhecimento e explorar novas áreas da enfermagem, ao mesmo tempo em que revela sua missão como profissional.

 

Agora que você sabe o que um profissional de saúde está fazendo, que tal uma oportunidade de aprofundar seus conhecimentos?

 

Comments are closed.