NR 12: Confira os principais pontos deste normativo

As normas regulamentadoras de segurança do trabalho são fundamentais para preservar a integridade física dos trabalhadores e evitar sinistros. Entre essas normas, temos a nr12, que trata da segurança na operação de máquinas.

Quer conhecer melhor essa norma? Então veio ao lugar certo, confira abaixo os principais tópicos deste normativo.

Como está organizada a NR 12?

Essa norma está dividida em 20 pontos, nos quais estão inclusos anexos e princípios gerais. A seguir, listamos alguns dos principais pontos dessa NR:

Arranjo físico e instalações;

Esse tópico determina que os locais escolhidos para a instalação de máquinas e equipamentos devem ser devidamente demarcados, considerando as normas técnicas vigentes.

Entre as recomendações mais importantes no que tange a esse ponto, temos a necessidade de se manter as áreas de circulação livres e de se instalar as máquinas em locais que permitam sua operação de maneira segura.

Há, ainda, recomendações para a guarda de ferramentas e equipamentos, e a instalação de máquinas estacionárias.

Sistemas de segurança;

O tópico “Sistemas de segurança” determina medidas referentes às proteções que devem existir nos locais mais perigosos das máquinas.

Entre esses dispositivos, podemos mencionar as proteções fixas e móveis, e os dispositivos de segurança.

Além disso, os sistemas de segurança devem ser adotados levando em consideração as características de cada máquina.

Dispositivos de parada de emergência;

De acordo com a NR 12, esses dispositivos devem ser utilizados para forçar a parada das máquinas em casos de riscos de acidentes.

Por isso, os dispositivos de parada de emergência devem ser instalados em locais visíveis e acessíveis aos trabalhadores.

Aspectos ergonômicos;

Esse ponto da NR 12 estipula normas que dizem respeito aos aspectos ergonômicos das máquinas, considerando tanto as etapas de projeto e fabricação, quanto as de instalação.

Os critérios ergonômicos que devem adotados abrangem comandos, assentos, apoios para pés e dimensões dos postos de trabalho com máquinas e equipamentos.

Capacitação.

A NR 12 estabelece a necessidade de capacitação dos trabalhadores que operam, inspecionam, montam ou consertam máquinas e equipamentos. Essa capacitação deve ser oferecida pelo empregador.

Ademais, é necessário que o treinamento para a operação de máquinas seja realizado antes do início do trabalho, tendo um conteúdo programático compatível com o estabelecido pela NR 12 e carga horária de no máximo 8 horas.

NR 12: mais segurança para o trabalho com máquinas

Como você mesmo pôde perceber a partir da leitura desse artigo, essa norma regulamentadora estabelece medidas que podem diminuir de maneira significativa os riscos de acidentes de trabalho com máquinas e equipamentos.

Por isso caro leitor do blog, é essencial que toda empresa tenha conhecimento dessa solução!

Comments are closed.