Que tipo de advogado você quer ser?

Os advogados trabalham no sistema jurídico para representar seus clientes. Para casos de justiça criminal, o advogado pode processar ou defender um cliente na sala de audiências. Enquanto isso, os casos civis podem envolver qualquer coisa, desde disputas de propriedades a acordos de ação coletiva. 

 

Não importa que tipo de advogado que alguém decida se tornar, existem alguns requisitos de graduação que eles precisam obter antes de solicitar sua licença.

 

Que grau um advogado precisa?

 

Para se tornar um advogado, os indivíduos precisam passar no mínimo quatro anos da universidade. . Inicialmente, os alunos obtêm seu diploma de bacharel em uma faculdade. Depois, eles devem fazer o Exame da OAB para poderem atuar.

 

O que acontece depois da faculdade de direito?

Depois que o aluno recebe seu diploma, ele precisa ser aprovado no Exame da OAB (Ordem dos Advogados do Brasil). O teste é aplicado em duas etapas. 

 

Na primeira é aplicado um exame com 80 questões de múltipla escolha, como uma prova de vestibular às quais os estudantes estão já familiarizados. No segundo dia é pedida uma redação e a solução de quatro questões, sob a forma de situação-problema. 

 

Que carreiras posso seguir?

Após ser aprovado no exame, você poderá seguir a advocacia ou a carreira jurídica. Vamos às particularidades de cada uma.

 

Advocacia

Nela você vai representar legalmente seu cliente em diversos processos, em:

 

Direito civil: quando irá representar interesses individuais e particulares em diversas ações. Podendo ser referentes a propriedade e posse de bens, questões familiares ou transações comerciais e etc.

Direito administrativo: fazendo cumprir a legislação que regulamenta órgãos e poderes públicos em sua relação com a sociedade. 

 

Direito penal ou criminal:  defendendo e representando um cliente acusado por algum crime ou contravenção. Podendo também fazer acusações de mesma qualidade. 

 

Direito trabalhista ou previdenciário: representando empresas ou empregados em disputas entre empregado e empregador. Fazendo cumprir a lei e atendendo aos interesses de seu cliente.

 

Carreira jurídica

 

Seguir carreira jurídica pode levar um bacharel a galgar grandes cargos públicos, podendo chegar a integrar os três poderes. Além disso, existem outras ocupações das quais ele pode se interessar, como:

 

Delegacia de polícia: o delegado é quem lidera investigações criminais, elabora inquéritos e emite documentos públicos. Pode ser um cargo bastante almejado, principalmente por advogados que residem em cidades pequenas e interioranas. 

 

Magistratura: sendo juiz na justiça comum, poderá julgar casos entre civis, disputas familiares, criminais e etc. Já um juiz federal julga casos de interesses públicos e da União, que envolvam tributos federais, por exemplo.

 

Ministério Público: onde pode defender os mais variados interesses públicos diante do juiz, sendo promotor, procurador, entre outros cargos. 

Mercado de trabalho

 

Para esses profissionais, dificilmente faltará trabalho. O que mais se necessita são de doutores da lei, que a façam cumprir. Existe a possibilidade de ficar nas delegacias aguardando por um caso que precise de defesa, ou ficar em um escritória atendendo clientes mais poderosos. 

Há sempre a disponibilidade de vagas para juízes e promotores, que são ocupadas através de concursos públicos. O que dificulta é a concorrência, pois é muito grande. A qualificação é o diferencial entre um advogado de sucesso e um que desiste da profissão. 

 

Comments are closed.