Regras para usar guindaste com segurança: esteja por dentro da legislação


Antes de utilizar um veículo para transporte de cargas é necessário ficar atento para que todas as questões burocráticas estejam sendo seguidas a risca para evitar maiores dores de cabeça, e também, para garantir e assegurar a proteção de todos os envolvidos.

Pensando nisso, confira as regras para usar guindaste com segurança e esteja por dentro da legislação!

Como escolher um guindaste

Considerando o número de acidentes que acontecem na construção civil – especialmente durante a utilização de guindaste – é extremamente necessário que todas as normas de segurança sejam seguidas para que a integridade física de todos os envolvidos seja preservada da maneira devida.

 

Por essa razão, é imprescindível que você opte por uma empresa que está alinhada com essas diretrizes. Pesquise bastante, e escolha minuciosamente! É importante que haja cobertura de seguradora que contemple o içamento, transporte, assim como a responsabilidade civil.

 

Principais leis do segmento

A NBR 14768 de 11/2012 – Guindastes – Guindaste articulado hidráulico – Requisitos especifica os requisitos mínimos para o projeto, cálculo, inspeções e ensaios de guindastes.

Não se aplica aos guindastes articulados hidráulicos utilizados em navios ou estruturas flutuantes, nem aos guindastes com sistema de lanças articuladas projetadas como partes integrantes de equipamentos especiais, como, por exemplo, os equipamentos autopropelidos.

 

  • A NBR 14768 de 11/2012 – Guindastes – Guindaste articulado hidráulico – Requisitos especifica os requisitos mínimos para o projeto, cálculo, inspeções e ensaios de guindastes.

    Não se aplica aos guindastes articulados hidráulicos utilizados em navios ou estruturas flutuantes, nem aos guindastes com sistema de lanças articuladas projetadas como partes integrantes de equipamentos especiais, como, por exemplo, os equipamentos autopropelidos.

  • NBR 16463-1 de 04/2016 – Guindastes – Parte 1: Requisitos para a elaboração de manuais de instruções estabelece os requisitos para a elaboração do manual de instruções fornecido pelo fabricante para o uso de guindastes.
  • NBR 16463-2 de 04/2016 – Guindastes – Parte 2: Identificações especifica os requisitos para identificação, sinalização, advertências, sinais e avisos para os guindastes, a fim de prevenir ou minimizar os riscos, ou situações perigosas associadas ao uso do guindaste.
  • NBR ISO 4309 de 01/2009 – Equipamentos de movimentação de carga – Cabos de aço – Cuidados, manutenção, instalação, inspeção e descarte que detalha as diretrizes para os cuidados, instalação, manutenção e inspeção do cabo de aço em serviço em um equipamento de movimentação de carga, bem como relaciona os critérios de descarte a serem aplicados para promover o uso seguro do equipamento de movimentação de carga. 

 

É aplicável aos seguintes tipos de equipamento de movimentação de carga:  pórticos de cabo; guindastes em balanço; guindastes de convés; guindastes estacionários; guindastes flutuantes; guindastes móveis; pontes rolantes; pórticos e semipórticos rolantes;  guindastes com pórtico ou com semi pórtico; guindastes locomotivas; grua; 

 

Assim como, é aplicável a equipamentos de movimentação de carga que utilizam gancho, garra, eletroímã e caçamba, operados de forma manual mecânica elétrica ou hidraulicamente. Também é aplicável em talhas e moitões que utilizam cabo de aço.

 

Específica um equipamento articulado e extensível, instalado sobre um veículo de carga, destinado à elevação e movimentação de cargas. Esta movimentação é sobre o próprio veículo ou independente dele.

 

Vantagens de alugar guindaste

Considerando que boa parte dos acidentes acontecem por conta dos operadores de guindastes, é imprescindível que você garanta a qualidade do serviço oferecido para que nenhum tipo acidente – ainda que pormenor – venha a acontecer. 

 

Portanto, busque empresas que são referências no mercado, e que asseguram um serviço executado com seriedade. Os profissionais selecionados para operar o caminhão devem ser devidamente capacitados e treinados, e comprovar tais conhecimentos por meio dos certificados exigidos. 

 

Uma das vantagens de optar por alugar ao invés da compra, é que as empresas já incluem o serviço do operador na locação de guindastes. Sem contar que, assim também não há a necessidade de se preocupar com o lugar devido para estacioná-lo, uma vez que estará disponível para resolver as questões pontuais contratadas em questão.

 

Comments are closed.