Você já ouviu falar em SEO?

Provavelmente, você já deve ter se perguntado o que é SEO. A sigla significa Search Engine Optimization, ou seja, um conjunto de técnicas utilizadas para que o seu site fique bem posicionado nos mecanismos de buscas, como Google e Bing.

Essa estratégia de marketing vem sendo cada vez mais usada para atrair usuários a sites segundo o seu interesse. Entenda se vale a pena investir em SEO!

A todo momento buscadores são acessados, e o usuário espera ter a melhor experiência possível na resposta para suas milhões de perguntas, principalmente no Google, o maior mecanismo de pesquisa no mundo.

Por isso, quando o usuário acessa a barra de pesquisa e faz sua busca, os conteúdos aparecem em sequência conforme as melhores respostas. Essa posição não é está lá a toa, em segundos os buscadores ainda mostram os acessos de confiabilidade.

O tráfego orgânico, por exemplo, é essencial na construção de textos para quem tem site. Além de ser gratuito, não é necessário pagar para aparecer primeiro, já que isso acontece de forma natural segundo a relevância que o conteúdo do seu site tem.

Ou seja, apenas ter um site no ar não adianta. É preciso tráfego para gerar leads e vendas, pois a alma do seu negócio é estar em contato onde seu público está carente de conteúdo e você pode oferecer mais relevância para faturar online.

Essa relevância conta com a boa usabilidade, trabalhando em conjunto na função de atrair mais pessoas e fechar negócios. No entanto, as estratégias de SEO são apenas orgânicas, o que significa sem nenhum tipo de compra de mídia.

Graças às técnicas aplicadas de SEO, os clientes ganham maior aumento do retorno sobre o investimento (ROI) e a redução do custo de aquisição (CAC). Por isso, vamos te mostrar alguns motivos do porquê investir em SEO e nas estratégias de marketing por meio dele.

 

Vale a pena começar uma estratégia de SEO?

Em toda e qualquer estratégia de marketing é preciso primeiro pensar no planejamento, isso inclui analisar onde você quer chegar com as técnicas inseridas de SEO, pensando nos resultados e focando no público-alvo que deseja alcançar.

Depois de avaliar quem deseja alcançar, é hora de saber como vai implementar isso, e a partir desses passos sua estratégia começa a se alinhar. Uma boa estratégia de SEO trabalha pensando em resultados a médio e longo prazo. 

Por isso, não existe criar expectativas de um retorno rápido, já que organicamente isso pode demorar um pouco mais, com as técnicas aplicadas de SEO não acontece como com anúncios e links pagos, costuma dar um retorno mais esperado ao longo do tempo.

 

 Pense nos seus objetivos usando SEO

Antes de definir suas estratégias, pense quais são seus objetivos ao otimizar seu blog, site ou loja  virtual. O SEO pode oferecer inúmeras vantagens para seu negócio, dentre eles mais leads e vendas.

Aplicando as técnicas orgânicas você passa a aumentar o tráfego orgânico, tem mais chance de aumentar a autoridade da marca e reduz o custo de aquisição de clientes (CAC).

Quando for alinhar o que pretende alcançar, pense no que melhor se relaciona com o objetivo que sua marca quer chegar e esteja alinhado. Se pretende aumentar o brand awareness, por exemplo, SEO pode a posicionar seu site em evidência no ranking do Google.

Quando você pensa na estratégia anteriormente, quando efetuada você pode conferir para saber se trilhou o caminho certo. Depois disso, o próximo passo é seguir o planejamento de definir a persona. 

Para isso, você vai precisar saber qual é o destino final do seu conteúdo, quem você quer atingir e com quem deseja se comunicar e atrair para o seu negócio. Se você ainda não sabe a que a persona se refere, é a descrição de um personagem que representa um cliente ideal que seria atraído pela sua marca.

A persona vai muito além de definir cidade, idade, gostos de alguém. Ela representa vontades, dores, necessidades reais que sua marca e seu negócio podem ajudar a resolver, e devem ser montadas pensando e tendo dados dos seus próprios clientes como base.

Sabe como essa construção de persona se instala? Por meio do funil de vendas, que geram diferentes demandas para as pessoas. Com o uso de palavras-chave essa análise pode ser utilizada nas pesquisas, já que tornam as pesquisas mais específicas.

As estratégias de SEO não são fáceis mas também não precisam de um conhecimento muito profundo, basta contar pelo menos com as ferramentas básicas das técnicas que facilitam o mecanismo de busca.

Essas técnicas ajudam a fazer um diagnóstico da situação atual, embasar o planejamento, fazer as primeiras otimizações e começar a acompanhar os impactos de cada ação, como as ferramentas fundamentais gratuitas: Google Analytics e Google Search Console.

Agora que você já tem uma noção básica do que é SEO, ainda tem dúvidas de que deve investir? É hora de colocar em prática!

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