Como criar conteúdo relevante para melhorar seu posicionamento no Google?

 

Já vi em muitos lugares, para se posicionar bem no Google você deve focar 80% no conteúdo que produz e 20% em otimizações técnicas para melhorar a visibilidade do seu site.

Portanto, criar conteúdo relevante garantirá que você encontre seu lugar nas melhores posições das páginas de resultados nos mecanismos de busca.

Não é fácil, mas é muito divertido e, acima de tudo, satisfatório quando você vê que começa a ter resultados. Ainda mais se não for necessário contratar uma consultoria seo.

E para você começar a obter resultados também no Google, quero mostrar como você pode começar a criar conteúdo relevante para os usuários, independentemente do seu setor.

 

Por que criar conteúdo para o seu negócio?

O conteúdo não move as pessoas, mas o sentimento e os pensamentos que ele provoca é o que muda o mundo de uma pessoa.

Talvez todos nós já tenhamos experimentado, encontrado um conteúdo que nos deixou com raiva, nos fez chorar, nos fez rir, nos inspirou a trabalhar mais ou nos decepcionou.

Esse é o poder do conteúdo.

Isso não quer dizer que você deva filmar seu próprio filme vencedor do Oscar ou escrever um livro que ganhe prêmios de literatura para melhorar seus rankings nos mecanismos de busca.

O que isso significa é que você tem em seu poder a possibilidade de impactar a vida das pessoas, ser encontrado nos buscadores, se dar a conhecer e conquistar mais clientes (ou melhores relacionamentos de negócios se você tiver um modelo de negócios B2B ) .

Dessa forma, apresento os passos para você começar a criar conteúdo que posicione no Google e que impacte seu público.

 

Passo a passo para criar conteúdo valioso que se posicione no Google

#1. Defina seus Objetivos

Ok! Eu lhe dou uma arma e mando atirar, sem mais instruções.

Você tem a arma, você tem a mira, está carregada, mas no que você vai atirar? Para que?

A mesma coisa acontece ao criar conteúdo na internet.

Por isso, é essencial que você se sente com sua equipe de trabalho e pense no que realmente deseja alcançar.

Uma posição melhor no Google? É um bom começo, mas por quê?

Seus objetivos podem ser orientados em: 

  • torná-lo conhecido em sua área local,
  • buscar fornecedores em outras regiões,
  • vender mais no site,
  • ganhar assinantes,
  • obter backlinks (caso seja materiais como infográficos),
  • entre outros.

Uma vez que seus objetivos estejam definidos, você verá com mais clareza os passos que deve seguir para ter sucesso.

 

#2. Crie uma Buyer Persona ou perfil de comprador ideal

Agora, depois de analisar porque você quer criar conteúdo, você deve definir quem você quer atrair.

O mais simples seria dizer que quero atrair todas as pessoas que usam o Google para o meu site.

No entanto, isso é muito geral e não vai te levar a lugar nenhum.

Se você deseja posicionar um site, deve ser muito mais específico. E para isso, você criará um perfil de comprador ideal.

Com este perfil, você determinará quais atividades eles gostam, quais tópicos eles gostam, qual é o maior desafio deles, por que seu conteúdo (ou seus serviços ou produtos) os beneficiaria.

Ao saber tudo o que você gosta e o que precisa, fica muito mais fácil planejar e construir conteúdos que impactem.

 

#3. Descubra um Nicho

Obter as informações do seu comprador ideal também o levará a descobrir um nicho que gere lucros para você.

Um nicho pode ser um ponto para você focar seus esforços (e seu orçamento).

Por exemplo, se sua empresa oferece serviços de construção, seus nichos de mercado podem ser pessoas que possuem negócios dedicados ao entretenimento, casais ou jovens casais que desejam uma construção com maior privacidade, entre outros.

Focar em pontos específicos é quando:

  • Você se mostra como um especialista na área
  • Você se posiciona melhor na mente das pessoas (E posiciona seu site nos buscadores)
  • Você gera lucros maiores

 

#4. Busque palavras claves

Uma palavra-chave é aquela frase que os usuários usam na barra de pesquisa do Google para encontrar as informações de que precisam.

As palavras-chave podem ser: “Agência link building” “Como melhorar o meu posicionamento SEO” ou “agência seo“.

As palavras-chave fazem parte do mecanismo que ajudará a posicionar seu site nos resultados de pesquisa. Se você não escolher uma boa palavra-chave, provavelmente terá problemas para obter tráfego.

Para melhorar sua pesquisa de palavras-chave, apresento o seguinte artigo.

 

#5. Pense na intenção de pesquisa

O mundo avança e se torna mais simples.

Ou assim parece porque para o Google o mundo se torna mais complexo.

Por quê?

Porque os usuários estão fazendo pesquisas cada vez mais complexas e têm expectativas muito maiores.

Um exemplo claro pode ser:

  • Intenção de palavra-chave ajuda a classificação do google

Descobrir a intenção dos usuários ao pesquisar conteúdo no Google ajudará você a aumentar a relevância do seu conteúdo.

Crie conteúdo que as pessoas querem ver.

 

#6. Menos é mais

É muito, muito provável que você leia que deve tentar publicar muito conteúdo para começar a obter mais tráfego para seu site .

Mas, na internet, e principalmente no ranking do Google, a qualidade sempre supera a quantidade.

Você pode ser extremamente eficaz com apenas uma ou duas postagens de blog por mês, desde que pense em seus objetivos, seu público e escolha uma palavra-chave realmente boa.

 

#7. Resolva um problema para o seu público

Novamente (desculpe insistir tanto) se você conhece muito bem o seu público, você será capaz de entender os problemas e necessidades do seu público.

Ao criar um conteúdo que contenha informações que ajudem a resolver um problema, tudo ficará mais fácil.

 

#8. Dê seu ponto de vista

Vivemos em uma era em que muitas empresas estão produzindo muito conteúdo.

O problema com isso é que no final todos dizem a mesma coisa sem conseguir se diferenciar.

Também é comum que cada novo conteúdo contenha apenas informações dos primeiros resultados da pesquisa. Isso não é nada original.

Para se diferenciar e conseguir se posicionar nos buscadores, você precisa dar sua opinião.

Uma empresa que definiu claramente seus valores e crenças e não é condescendente com o que os outros pensam gera maior credibilidade.

E isso, como efeito dominó, acaba ajudando você a ter maior relevância também nos buscadores.

 

#9. Comece com lucro

É muito difícil, e eu lhe digo por experiência própria.

Muitas vezes só pensamos em falar das características dos nossos serviços ou produtos, e até o final (e muitas vezes nem aí) falamos dos benefícios.

As pessoas não se importam com as táticas que você está oferecendo a elas. Eles só se preocupam com o resultado .

Ou seja, se minha agência te oferecer uma estratégia de SEO, é possível que ela acabe falando com você sobre como criar landing pages, publicar conteúdo em seu blog, otimizar seu site, entre outros.

Mas para que?

É verdade, você vai melhorar sua posição no Google. Mas para que?

Ok, possivelmente para se tornar conhecido em sua localidade e atrair mais tráfego para seu site. Mas para que?

É aí que fica difícil e é aí que a maioria de nós falha porque não sabemos como explicar o real benefício.

Pense bem no benefício que irá proporcionar aos seus clientes e garanto-lhe que notará a diferença.

 

#10. Varie seu conteúdo

Existem diferentes formatos de conteúdo que você pode usar além de escrever artigos ou postar vídeos.

Você pode optar por criar infográficos ou criar um PDF para download.

Tudo depende do seu público e de como esse conteúdo irá ajudá-lo.

 

#11. Faça testes diferentes

Vivemos em uma era em que os testes são muito comuns.

O que funciona para alguns pode não funcionar para outros. E é por isso que você precisa experimentar o máximo que puder.

Muitas dicas que eu expressei para você aqui podem funcionar para mim e não para você. Mas isso não significa que você não possa aproveitá-lo.

Por exemplo, um de nossos clientes conseguiu uma posição melhor no Google graças a algumas dicas que compartilhamos com ele. No entanto, ele fez algumas variações que se adequavam melhor ao seu negócio e conseguiu obter o melhor.

 

E agora?

O conteúdo é rei e provavelmente continuará assim por muitos anos.

É importante levar em consideração que as estratégias de criação de conteúdo para posicionar o site da sua empresa no Google irão evoluir.

Ou seja, você deve estar atento aos movimentos nesse campo do marketing digital para não sofrer as consequências de um mau posicionamento.

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