Onde comprar e vender cartas de crédito?
O consórcio é uma excelente alternativa para quem deseja adquirir um bem, mas que ainda não possui o montante necessário naquele momento. Nesse caso, a pessoa física ou jurídica paga a quantidade de parcelas estipuladas para a obtenção desse bem, e aguarda a contemplação. Contudo, o momento da liberação do crédito contratado pode não ser o ideal para o momento em que ocorre. Pensando nisso, descubra onde comprar e vender cartas de crédito.
Carta de crédito: como transformá-la em negócio
Como dissemos, nem sempre o momento da contemplação da carta de crédito coincide com o seu “momento ideal” de obter tal propriedade que tanto foi almejada, seja ela um veículo ou um imóvel, por exemplo.
Imprevistos acontecem, e isso é um fato. Portanto, fique tranquilo se perceber que por alguma razão você está impedido de arcar com o valor a ser pago nas parcelas.
O que é extremamente comum de acontecer e que impede que o consorciado faça parte dos compromissos dos quais está envolvido, como é o caso das assembleias, decisões a partir do poder do voto, lances, sorteios, e afins.
Se esse é o seu caso, não se desespere. Uma das coisas que poucas pessoas sabem ao se filiar a uma carta de crédito é que é possível transferi-la para uma pessoa, e assim, fazer dela uma oportunidade de negócio.
Diferente do que se costuma pensar, esse tipo de transação é legal, e hoje, existem diversas empresas que prestam esse tipo de serviço – tanto quando se trata de um amigo ou parente do consorciado, ou até mesmo, no caso de uma pessoa que também faz parte do consórcio em questão.
Como funciona a venda de uma carta de consórcio?
Agora que você já conhece esse tipo de negócio, chegou a hora de entender sobre os trâmites envolvidos desde a hora da negociação, até a hora da efetivação da venda.
Como dissemos, hoje existem empresas especializadas na compra e venda de consórcios – o que faz com que essa seja a modalidade mais segura a ser escolhida.
Ao escolher essa opção, é necessário ter em mente qual o seu papel durante a negociação, e quais passos dependem do seu auxílio para que a venda seja efetivada por um valor correspondente a carta de crédito que você obteve.
Antes de mais nada você deverá preencher um formulário com as suas informações pessoais.
Além de informar os números dos respectivos documentos, confirmar o seu endereço e disponibilizar as informações para contato, você deverá informar neste questionário qual o objeto correspondente ao plano, bem como a situação do consórcio (ou seja, se você foi contemplado ou não), além da cota, grupo e afins.
Feito isso, deverá encaminhar o extrato para que a empresa consiga verificar de maneira minuciosa as condições do consórcio.
Após essa etapa, e com todos respectivos dados em mãos, a empresa irá verificar a sua adimplência para assim, fazer o cálculo mais condizente para a venda da cota. Além de verificar se existem mensalidades atrasadas, a empresa confirmará se há necessidade de fazer correção de taxas administrativas, por exemplo.
Para que enfim, seja formalizado o contrato entre ambas as partes. Você poderá escolher como prefere receber o montante: se por transferência online, depósito em conta, TED ou DOC.
Afinal, vale a pena fazer um consórcio?
O consórcio é uma das melhores opções para aquisições de bens disponíveis hoje. A começar pela ausência de juros abusivos, como é o caso dos presentes em parcelas de financiamento, por exemplo. No consórcio você paga apenas a taxa de administração.
Além disso, diferentemente de outras modalidades, você também não precisa apresentar um valor de entrada para a obtenção do bem desejado. O contrato especifica a quantidade de parcelas a serem pagas pelo consorciado.
Outro ponto importante é a atualização constante do valor do bem, para que assim, não haja a possibilidade de não efetuar a compra. Para isso, o consórcio se baseia nas atualizações do fabricante, bem como no Índice de Preços ao Consumidor Amplo e também no Índice Nacional de Custo de Construção (no caso de imóveis).
Um dos grandes diferenciais é o poder de compra à vista, que permite uma melhor negociação com o vendedor. Assim como você pode utilizar 10% do crédito para despesas que estão relacionadas à compra do bem desejado.
As cartas de crédito realmente oferecem diversos benefícios, não é mesmo? Agora que você já sabe sobre a possibilidade de transformá-la em um negócio, que tal adquirir a sua?!
Comments are closed.