Saúde mental durante o isolamento na pandemia

Saúde mental durante o isolamento na pandemia

Sobre a pandemia

O mundo vive uma das maiores estagnações de toda a sua história social, política, econômica e da saúde. Essa nova doença marcou o início de uma grande e devastadora pandemia que afeta a todos, independentemente de classe, raça ou condição social.

 

Passou despercebida e de forma destrutiva, espalhando-se por todo o mundo. Os países tiveram que tomar medidas drásticas de quarentena. Isto afetou as economias dos países, visto que o encerramento levou à perda de vários empregos, ao encerramento de várias empresas e negócios por falta de clientes, ao encerramento de escolas, etc.

 

Assim, uma nova era se inicia no mundo virtual, onde o trabalho é feito via Internet e home office. O mundo teve que se adaptar a um novo contexto com diferentes regras de convivência.

 

A sociedade enfrenta um grande dilema: alguns defendem o retorno à rotina, outros não. Obviamente, não podemos ter uma rotina normal, mesmo com as vacinas, então não haverá aumento no índice de infecção e morte por mutações. Os países devem tomar medidas preventivas, criando novas formas de emprego e esperando que a vacina chegue a todas as famílias.

Estado de saúde mental atual

Essas mudanças na dinâmica da sociedade mudaram a vida das pessoas e causaram diversos danos sociais, econômicos, políticos, educacionais, psicológicos e físicos. O desemprego e o isolamento deixaram milhares de pessoas com problemas psicológicos devido ao desamparo e às novas demandas do mercado de trabalho que muitas pessoas não estão preparadas para enfrentar no dia a dia.

 

O fato da escola ter cancelado as aulas presenciais e as crianças começarem a estudar em casas deixou os pais mais sobrecarregados, pois eles tiveram que combinar os estudos dos filhos com muitas horas de trabalho. Além de sobrecarregar a família, o isolamento a deixava enjoada pela incerteza do futuro em termos de emprego, educação dos filhos e doenças que assolam o mundo.

 

A pandemia também aumentou a tensão entre o namoro e a violência doméstica. Por meio de relacionamentos mais intensos, muitos parceiros passaram a conhecer o parceiro mais intimamente, descobrindo que eles não tinham muito em comum e, por isso, houve muitos atritos que levaram a muitos divórcios.

 

Entre a infinidade de problemas sociais, fica claro que a educação desta nova geração será deficiente devido ao isolamento. As aulas online não transmitem conteúdo como nas aulas presenciais, deixando um grande vazio na vida escolar das crianças. Muitos alunos fingiram frequentar as aulas ou não as frequentaram, ao final todos foram aprovados com bom ou mau rendimento escolar.

 

Nesse contexto, verifica-se que os alunos têm sofrido prejuízos tanto no desempenho escolar quanto no processo de socialização, necessário para a construção de cada aluno na sociedade.

 

Impacto do isolamento / Exclusão social na saúde mental

Nesse cenário, a sociedade vive um momento destrutivo de sua existência. Todos esses eventos descritos acima levaram a uma deterioração na saúde mental e física das pessoas devido ao isolamento social.

 

A incerteza, a busca por resultados, o acúmulo de funções na empresa, a educação desatualizada e os atritos familiares acarretaram sérios problemas de saúde para seus colaboradores. Muitos desses trabalhadores receberam diagnósticos de pânico, ansiedade, depressão e outras doenças psicológicas ou físicas durante a pandemia, e aumentou o número de pedidos de aposentadoria por invalidez ao INSS.

 

Para reverter esse quadro, muitas empresas estão criando estratégias que atendem seus funcionários por meio de programas que visam a saúde mental ou física. Grandes empresas como a DASA, entre outras, prestam e promovem atendimento psicológico aos seus funcionários, a fim de evitar maiores agravos à empresa devido à saúde ou ausência desses funcionários. Assim, muitas empresas estão comprometidas com a prevenção, e é assim que a sociedade se recupera desta pandemia que assola o mundo inteiro.

 

A pandemia tem suas desvantagens, mas também tem suas vantagens. Outro movimento está ocorrendo no mundo – a criação de vilas digitais nômades com uma grande infraestrutura de lazer e tecnologias de informação que permitem às pessoas viajar para diferentes países, trabalhar e conhecer diferentes culturas com melhor qualidade de vida.

 

Acredita-se que essa nova cultura levará a novos nichos de negócios e novos estilos de vida originados no Ministério do Interior.

 

Além das novas políticas que têm surgido nas empresas, é preciso mudar de governo, adotar novas estratégias para enfrentar o desemprego, a educação e a saúde. Também são importantes para mudar o comportamento das pessoas, pois a agressividade prevalece nas redes sociais e no meio ambiente. Portanto, a sociedade está mudando e é muito cedo para falar sobre o nosso destino, uma vez que vivemos em uma época de incertezas.

Como se adaptar à nova ordem mundial

Saúde mental durante o isolamento na pandemia

Com a pandemia, a sociedade está entrando em uma nova era e, para essa mudança, alguns ajustes devem ser feitos no dia a dia a fim de preservar a saúde física e mental das pessoas. Sabemos que ser dedicado apenas ao trabalho e às tarefas domésticas não o fará se sentir tão bem emocionalmente.

 

Então, aqui estão algumas estratégias:

 

  • Aproveite o tempo que passa em casa para descobrir novos hobbies para os quais talvez não tenha tido tempo ou coragem antes, como pintar e desenhar, tocar um instrumento musical, aprender uma língua estrangeira ou explorar uma área de interesse. … ler livros, ouvir música, fazer artesanato, etc.;

 

  • Cuide da sua saúde mental, procure ajuda na psicologia e na psiquiatria;

 

  • Proteja sua saúde física recorrendo à prevenção com suporte médico;

 

  • Cuide dos negócios da família e passe momentos agradáveis ​​com seus filhos em jogos, leitura de livros, exercícios, meditação, relaxamento, etc.;

 

  • Exercite-se para manter a saúde do cérebro e do corpo;

 

  • Desenvolva vida espiritual;

 

  • Não se isole e busque novas formas de socialização por meio de vídeo chamadas, telefones e outros recursos tecnológicos, ou mesmo conversando com familiares em casa;

 

  • Evite vícios como álcool ou drogas;

 

  • Siga uma dieta saudável e padrões de sono;

 

  • Aprenda com as dificuldades e novos desafios do mercado de trabalho;

 

  • Seja positivo.

 

Está em duvida de qual Plano de Saúde escolher? Clique aqui!

 

Continue lendo nosso site!

Comments are closed.