O que é preciso para ser um bom vendedor?
O que é preciso para ser um vendedor de alta performance? Essa pergunta é complexa, porque essa profissão envolve uma série de mitos. Muitos vão dizer que para ser um bom vendedor é preciso ter lábia.
Ou que os profissionais dessa área nascem com dom, um talento para a venda. Será mesmo? Se isso for verdade, pessoas “comuns” não poderiam se tornar bons vendedores.
A verdade é: para se dar bem na área comercial é preciso ter conhecimento, empatia e praticar muito. Os consumidores não são bobos, não caem mais em mentiras ou na lábia dos vendedores.
Atualmente, o cliente que não sai satisfeito com uma compra não recomenda e ainda avalia negativamente a empresa nas redes sociais, sites e plataformas de reclamações. O que é negativo para a imagem do vendedor e da organização em que trabalha.
Ou seja, tentar enganar o cliente, hoje, é dar um tiro no próprio pé. Desta forma, para ser um bom vendedor não é preciso de lábia e sim, ter conhecimento e atributos positivos de personalidade para criar boas relações com os clientes.
Entenda a seguir, os principais atributos que todo vendedor deve ter para alcançar bons resultados. Se você quer se destacar na área comercial, acompanhe este conteúdo e estude bastante.
Características de um bom vendedor
Além das técnicas de vendas – que abordaremos ao longo do conteúdo – um bom vendedor precisa ter alguns atributos pessoais. Ser um bom ouvinte é um deles, dado que para entender a dor e a necessidade dos clientes, precisa ouvi-los e entendê-los.
Nesse momento, ser uma pessoa empática também é importante. Se colocar no lugar do outro para entender do que precisa e também começar a pensar como ele – o que espera do produto, como o serviço vai deixar seu dia mais prático, entre outras questões.
Então, ser ouvinte e ter empatia. Com as informações que conseguir com essas características, o vendedor precisa se planejar, traçar uma estratégia. Desta forma, ter um olhar estratégico é bastante importante e saber como colocar essas ações em prática de forma humana.
Não forçar a barra, mentir, enganar ou qualquer atitude negativa. Apenas transmitir uma ideia e tentar convencer o consumidor sobre a procedência e qualidade do que está tentando vender.
Outro ponto positivo que todo vendedor deve ter: constante busca por aprendizado e aprimoramento. Existem diversos cursos de vendas que trazem novos pontos de vista para a carreira dos vendedores.
Geralmente, são vendedores de alta performance ensinando estratégias, técnicas e métodos que deram certo aos profissionais que querem elevar seus resultados. Existem diversas teorias na área comercial, saber escolher qual usar é importante e pode impactar diretamente no nível de vendas.
Então, estudar sempre é uma característica de bons vendedores. Agora, vamos às principais técnicas da área que podem te ajudar a alavancar sua carreira.
Quais as principais e mais eficientes técnicas de vendas
Uma das principais técnicas de vendas é ser humano para criar relações de confiança com os consumidores. Então, leve todas as informações citadas acima em consideração para o desenvolvimento profissional.
Seguindo, conhecer bem o público-alvo daquele produto ou serviço é essencial. Assim, entenderá as dores, necessidades, linguagem, em quais plataformas digitais costumam procurar pelo que está sendo oferecido, entre outros fatores.
Então, planejamento e pesquisa são técnicas essenciais para toda venda que muitos deixam de lado – e acabam sendo surpreendidos pelo consumidor na hora da negociação.
Persuasão é uma técnica usada para convencer o cliente a comprar determinado item ou serviço. Então, uma comunicação persuasiva é essencial. Repetindo: não minta. O ideal é destacar os pontos positivos do que está vendendo e se preparar para responder às objeções com sinceridade.
Uma boa maneira de fazer isso é deixar claro que os benefícios compensam qualquer objeção, por exemplo. Uma técnica muito importante é ter um bom follow up. O que é isso?
Muito se engana quem pensa que as vendas acontecem sempre na primeira tentativa, durante a abordagem inicial. Na maioria dos casos, é preciso fazer algumas reuniões, entrar em contato com o cliente mais de uma vez, enviar novas propostas etc.
Basicamente é encontrar maneiras de manter o interesse do possível cliente, impedindo que perca a vontade de fazer a compra ou ir para o concorrente. Isso não quer dizer que todo vendedor deve forçar a barra.
Deve ser uma aproximação mais natural, principalmente, com os clientes que demonstraram interesse mas não se convenceram ou não podiam finalizar a compra naquele momento.
Quem faz vendas por telefone, WhatsApp ou plataformas digitais, geralmente, precisa ter ainda mais conhecimento para conseguir bons resultados, como seguir um script com naturalidade, saber adaptar a linguagem e outras.
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