Como a psicologia das cores está em tudo que vemos e consumimos

Como a psicologia das cores está em tudo que vemos e consumimos

Você já ouviu falar em psicologia das cores?

 

A Psicologia das cores é um estudo em que é analisado como cada uma das cores influencia as pessoas. Como elas podem afetar as emoções, sentimentos e desejos de todos nós.

 

Com os resultados desse estudo em mãos, profissionais das mais diversas áreas do conhecimento se utilizam das cores para alcançar os objetivos pretendidos, seja um estilista no desenvolvimento de uma coleção de roupas, um designer na elaboração de logomarcas, profissionais de marketing em campanhas publicitárias ou até mesmo arquitetos no desenvolvimento de projetos comerciais e residenciais.

 

A psicologia das cores no marketing

Segundo Neil Patel, aproximadamente 85% das decisões que tomamos em relação às compras, são influenciadas pelas cores. Ou seja, quase tudo o que compramos são definidos pela cor do produto ou da embalagem.

Como a psicologia das cores está em tudo que vemos e consumimos

Grandes empresas ou mesmo pequenos profissionais de design que estejam bem antenados com a psicologia das cores sabe que marrom transmite seriedade, amarelo excitação, vermelho paixão, azul calma, verde natureza, lilás saúde só para citar algumas cores e uma emoção primária. Falaremos mais delas abaixo.

 

Por isso que logomarcas de escritórios de advocacia geralmente são nas cores marrom, dourada e preto, de lanchonetes fast food são amarelo e vermelho, clínicas de estética lilás, escritórios de contabilidade azul, produtos naturais verde.

 

Viu, que, mesmo com uma explicação bem superficial, já dá para entender como as cores têm seus significados?

 

As cores amarela e vermelha significam excitação, paixão, fome, pressa. Não é a toa que são as cores do Mc Donalds. Despertam, paixão, fome, e, por ser uma cadeia de fast food, pressa, comer rápido e ir embora.

 

Azul transmite calma e confiança, veja que boa parte dos laboratórios farmacêuticos como Johnson, Roche, Pfizer usam o azul em suas logos. Por representar confiança, é a cor preferida por escritórios de contabilidade e economia.

 

Verde está relacionado à natureza, mas também à saúde, por isso empresas relacionadas a produtos naturais ou que seus produtos tenham a imagem relacionada a natureza usam o verde. Exemplos: John Deere (fabricantes de tratores), Land Rover (carros off-roads), e óbvio empresas relacionadas à natureza que têm a cor verde no nome, como Mundo Verde e Green Peace. Veja o caso do Subway, que emprega em sua logo o amarelo da urgência e o verde para mostrar que trabalham com produtos naturais e frescos. O verde também é muito utilizado em clínicas e consultórios médicos.

 

O significado de algumas cores e como são empregadas

 

Vermelho

 

A cor do sangue, da agressividade, da paixão, da sexualidade, do desejo, da urgência. É muito empregada em anúncios de promoções e liquidações, em logos e decorações de motéis e sex shops e em produtos de desejo e consumo rápido como Burger King, Netflix e Ifood.

 

Amarelo

 

É a cor da alegria, excitação, otimismo, vibração, radiosidade, verão. É bastante usada em cartazes, vitrines e em botões de CTA (call to action) na internet. 

 

Preto

 

Representa seriedade, poder, impõe distância, elegância, sofisticação,mistério, medo. Empresas de alto luxo que usam a cor preta em suas logomarcas são Chanel, Jaguar, Lamborghini, entre outras. O preto também é relacionado à morte, tristeza e luto. 

 

Quase todas as cores também carregam simbolismos e representam sentimentos negativos, inclusive a cor da roupa influencia as nossas emoções e de outras pessoas.

As cores com menos simbolismos negativos são azul e branca.

 

Laranja

 

É mais uma cor vibrante, que tem energia, entusiasmo e estimula a criatividade. Assim como o amarelo e o vermelho, também é muito utilizada em anúncios. É relacionada também à alegria, comunicação e confiança. Está empregada em logomarcas de empresas como: Gol, FedEx, TNT transportes, Hooters…

 

Verde

 

Frescor, saúde, esperança, ar livre, natureza, cura, boa sorte. Como dito acima é muito utilizada em empresas relacionadas à natureza e saúde.

 

Azul

 

Azul é a cor mais apreciada por homens e mulheres no mundo inteiro. É relacionada à confiança, serenidade, simpatia, calma, fidelidade entre outras características positivas.

 

E aí, já conhecia sobre a psicologia das cores? Gostou do texto? Se sim, compartilhe o link com seus amigos ou em suas redes sociais.

Leia também: Onde encontrar TNT colorido

Comments are closed.