Por que meu cachorro se coça 

Por que meu cachorro se coça 

Se o seu cão começar a coçar com mais frequência do que o normal, pode ser devido a um desses problemas comuns.

O cão adora cuidar de si mesmo, o que às vezes inclui coceira para se livrar de insetos e outros irritantes. Mas se você notar que seu cão está coçando constantemente por vários dias ou que a pele está inflamada, isso pode indicar que algo está errado.

 

Comichão causada por insetos e pulgas no cão.

Uma das causas mais comuns de coceira persistente é um parasita que se liga ao seu cão. Isso inclui pulgas, piolhos e outros insetos ou carrapatos que podem irritar seu cão. O tratamento da pulga deve fazer parte da rotina diária do seu cão para reduzir o risco de infecção. Para carrapatos e outros parasitas externos em sua casa, você pode evitar que a pele do seu cão piore limpando regularmente o quarto e fornecendo um colchão ou cama anti-carrapato.

 

Cachorro e alergias

Alguns cães têm uma predisposição genética para reações alérgicas na pele denominadas “dermatite atópica“. Em alguns países, afeta uma proporção significativa da população canina, e algumas raças, como o Bulldog Francês, o Pastor Alemão ou o Labrador Retriever, correm maior risco do que outras.

 

A dermatite atópica ocorre quando o sistema imunológico de um cão reage exageradamente aos elementos ambientais ou nutricionais normais, reagindo exageradamente, causando coceira intensa quando o cão tenta aliviar o desconforto. Este comportamento pode causar problemas de pele quando se torna quebradiço ou rasgado e torna o cão mais sujeito a outras infecções.

 

A que coisas os cães são alérgicos?

Os cães podem ser alérgicos a várias coisas. Isso inclui fatores ambientais, como penas, fungos ou ácaros, alguns dos quais sazonais, como pólen de grama ou flor. Esses fatores também incluem certos alimentos, como certos laticínios, carne, frango, ovos, soja ou certos grãos. As reações alérgicas ocorrem quando seu cão foi sensibilizado a algo no passado e, em seguida, apresenta uma reação adversa. Ao descobrir os primeiros sinais de reações alérgicas, é mais provável que você encontre o melhor tratamento para essa condição persistente.

 

Como meu cachorro é testado para alergia?

É importante que você leve seu cão ao veterinário se suspeitar que ele é alérgico a alguma coisa; Seu veterinário fará uma série de perguntas para descobrir mais sobre os sintomas do seu cão e, em seguida, fará vários testes para descobrir o que pode ser o alérgeno. Isso pode incluir raspagem de pele e exames de sangue, e se um veterinário suspeitar de alergia alimentar, ele pode deixar o cão sem dieta por 8-12 semanas.

 

Isso permite que o veterinário determine qual alimento específico está causando a reação alérgica de seu cão, alimente-o com uma nova fonte de alimento e, em seguida, reintroduza as fontes anteriores e acompanhe o resultado.

 

Como cuidar da pele do seu cachorro

Existem algumas maneiras fáceis de tratar a pele do seu cão que podem ajudar a aliviar as reações alérgicas e manter a pele o mais saudável possível. Dar banho regularmente ao seu cão com um shampoo especial ajuda a mantê-lo limpo e acalma a pele, proporcionando alívio imediato. Tratamentos tópicos como géis e cremes também estão disponíveis.

 

Você também pode tratar seu cão oferecendo alimentos ricos em nutrientes que promovem a saúde da pele. Estes incluem ácidos graxos ômega-3 e ômega-6 essenciais, que são importantes para manter uma barreira de pele saudável, antioxidantes e aloe vera, que é considerado um suplemento útil para o tratamento de certas doenças de pele.

 

Se o seu cão ficar irritado ou com coceira por alguns dias, é importante consultar o seu veterinário. Você também pode conversar com seu veterinário a qualquer momento para saber mais sobre como cuidar da pele de seu cão.

 

Por que meu cachorro se coça 

Leia também!

Comments are closed.