Recolocação profissional em outra área? Confira dicas para fazer isso!

Escolher uma profissão não está entre as decisões mais fáceis a serem tomadas na vida. Por isso é comum ver pessoas largando o emprego por falta de identificação, ou até mesmo, por almejar algo melhor para si – seja no aspecto financeiro, ou visando a qualidade de vista. Se você está buscando uma recolocação profissional em outra área, leia esse conteúdo e confira as melhores dicas de como fazer isso!

 

Como se organizar para conseguir uma recolocação no mercado de trabalho

Diante do cenário atual que o país vive, e considerando o número de pessoas desempregadas, é necessário traçar uma estratégia assertiva para se destacar no mercado de trabalho.

Apesar das adversidades que o cercam, é importante que você tenha em mente que essa é uma chance para você se reinventar em busca de algo melhor para a sua vida. Esteja motivado não apenas a alcançar a colocação desejada, mas a viver novas experiências.

 

Comece pelo currículo

Antes de tudo, é importante ter em mente qual a importância do currículo hoje. Não basta preenchê-lo com as suas informações pessoais, certificados e experiências profissionais. Ele precisa estar alinhado com aquilo que você almeja, e de uma forma atrativa para que desperte o interesse das empresas.

Por se tratar de uma mudança de área, é interessante você explicar quais foram e são os fatores que levaram à essa tomada de decisão. Deixe claro qual tipo de colocação você anseia.

Outro ponto relevante é a ênfase para quais são as experiências profissionais que você já tem na sua nova área de atuação. Caso você esteja em busca da sua primeira oportunidade, deixe claro quais são os seus conhecimentos técnicos, workshops, eventos e cursos são um ponto de destaque.

Vale a pena frisar de que forma você está alinhado com o perfil que eles traçaram para a vaga. Nesse ponto, explique como suas experiências profissionais anteriores podem contribuir com esse cargo.

Caso você não saiba montar currículo com um design mais atrativo, busque por sites que oferecem os templates prontos. Dessa forma, você precisará apenas preencher os dados.

Uma das dúvidas recorrentes entre os concorrentes é se o currículo deve conter foto ou não. Apesar de não ser uma prática recorrente nos processos seletivos no Brasil, algumas empresas solicitam o envio.

Atente-se para o tipo de solicitação que foi feita, pois eles podem pedir tanto o arquivo à parte, como também, para você anexar uma versão do CV que contém a sua imagem.

Na hora de selecionar a foto, evite selfies e poses. Opte por aquelas que se assemelham às 3×4 de documentos, ou seja, dos ombros para cima.

Outro ponto importante é o ambiente. Como a intenção é “te conhecer” fuja de fundos que chamam mais atenção do que você. Por falar em dividir atenção, o mesmo também vale para a vestimenta, acessórios e maquiagem.

 

A importância do networking

Por se tratar de uma área que você naturalmente não tem intimidade, é de extrema valia que você invista no networking (ferramenta fundamental, principalmente se tratando de uma recolocação).

O primeiro passo é contactar seus amigos, e colegas de trabalho. Ainda que eles não sejam da área que você deseja ingressar, pode ser que eles tenham na sua rede de contatos pessoas que podem te ajudar neste momento.

O relacionamento virtual é extremamente importante, portanto, comece a criar relacionamento com as pessoas da área que você pretende ingressar. 

Não sabe adicionar? Comece pesquisando pelas empresas que são referência, e passe a reparar quais pessoas estão em cargos de liderança, assim como as demais que fazem parte do corpo de funcionários. 

Interaja com as publicações que eles compartilham, e sempre que possível, comente. Não vale “encher linguiça”, fale apenas se você tiver conhecimento de causa.

As páginas que disponibilizam as ofertas de vagas de emprego são uma excelente ferramenta para que você faça a sua candidatura. Caso você não seja convocado para o processo seletivo, não fique frustrado.

Isso porque, a maioria das empresas possui um banco de talentos onde o currículo fica cadastrado para o caso de uma nova oportunidade surgir.

Se você já tem alguma empresa em mente que almeja trabalhar, fique de olho no site institucional pois as vagas em aberto costumam ser publicadas lá, inclusive para acompanhamento dos candidatos.

Busque uma consultoria de carreira, ou orientação profissional. Esse serviço é de extrema valia quando você tem certeza sobre a necessidade do auxílio, e pretende conhecer a si com o intuito de inclusive, conhecer a fundo a realidade prática da profissão, para então, ter uma inserção no mercado de trabalho de uma forma mais assertiva e rápida. 

Comments are closed.